Chegamos ao sopé da Serra da Estrela, à Covilhã, e visitamos a Taberna A Laranjinha, onde a informação mais importante é ‘vá muito acompanhado’, para poder petiscar de tudo: sandes de pernil e queijo da Serra, Brás de alheira com azeitonas, tostada de centeio com fiambre fumado e, para terminar em grande, o cremoso de requeijão com doce de abóbora. E o que seria de nós sem uma fabulosa chanfana à Bairrada ou um cabrito assado à padeiro, impecavelmente servidos no Marquês de Marialva em Cantanhede? Pois…
Continuando para sul, em Marrazes, Leiria, temos o Casinha Velha com um galo assado no forno (somente às sextas-feiras) e um arroz de pato dignos de acompanhamento de uma das 1.500 escolhas de vinhos da carta. Detalhe: todos podem vir para a mesa a copo, exceto os espumantes e champanhes. Passamos pelo Bombarral e provamos os filetes de petinga com arroz de berbigão do Dom José – e não se pode sair sem provar a trouxa de ovo.
Para mais artigos sobre o mundo da gastronomia e do turismo, faça já a sua assinatura Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!