Home Travel48 horas 48 HORAS EM… BUENOS AIRES, ARGENTINA

48 HORAS EM… BUENOS AIRES, ARGENTINA

por Food and Travel Portugal
48 HORAS EM… BUENOS AIRES, ARGENTINA

Quente, sedutora e animada, a capital da Argentina aguça-nos os sentidos. Lizzie Frainier, como veremos, perdeu-se de amores pela cidade do tango.

Porquê ir?

Em Buenos Aires, a palavra paixão nunca soa a exagero! Vai encontrá-la na comida, nas pessoas, na música e no vinho. A cidade celebra as velhas tradições da mesma forma que festeja as estreias criativas e combina edifícios da belle époque e avenidas cheias de árvores com uma energia sul-americana contagiante.


O que fazer?

Pare num bar para uma bebida e um passo de dança

Buenos Aires tem 48 bairros vibrantes, por isso pode começar a sua viagem por conhecê-los. As casas de chapa ondulada de La Boca são pintadas com cores primárias, enquanto em El Caminito poderá assistir a atuações improvisadas de tango na rua.

Em San Telmo, os entusiastas por antiguidades examinam o mercado de domingo ao longo da Calle Defensa. Prenda-se no passado da cidade substituindo os museus por uma visita ao Cementerio de la Recoleta. Existem milhares de túmulos ornamentados e mausoléus, 70 dos quais foram declarados monumentos históricos – pense no Père Lachaise, em Paris, mas numa escala muito maior.

Depois passe a tarde a explorar a coleção impressionante do Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires que está disposta cronologicamente para facilitar a compreensão dos diversos movimentos artísticos do continente. Como pode terminar o seu dia na capital do tango? Salte os shows glamourosos no centro e vá até a uma milonga (noite de dança). Aprenda os passos básicos numa aula da La Catedral antes de se misturar com os habitantes locais.


Onde ficar?

Para o melhor dos hotéis boutique, siga até ao bairro Palermo. Estão sempre a surgir novos bares e restaurantes e a sua localização faz dele um bom ponto de partida. Fique no Casa Sur Palermo e dê por si rodeado por papel de parede geométrico e por cadeiras de Acapulco. Descanse no enorme terraço ou vagueie pelas galerias nas bicicletas gratuitas.

Aqui perto, o Home Hotel é dedicado ao design ecológico. Relaxe nas espreguiçadeiras, à beira da piscina aquecida pela energia solar, antes de seguir para o spa 100% natural. Os quartos temáticos do Legado Mítico celebram a diversidade histórica da Argentina. Escolha a lenda do tango Carlos Gardel para vermelhos românticos e uma guitarra suspensa na parede, ou o escritor Jorge Luis Borges, para uma minibiblioteca só para si.

Do outro lado da cidade, o Mio Buenos Aires garante uma estadia serena. Passe pelas portas feitas de barris reciclados e entre nos quartos cujas banheiras de madeira foram esculpidas à mão.

Casas de La Boca

Onde comer e beber?

Não é segredo nenhum que os carnívoros se sentirão em casa; há uma parrilla (grelha) em praticamente todas as esquinas! O Don Julio é uma referência que serve cortes de todas as partes da vaca e grandes copos de malbec. No La Brigada o bife malpassado é tão tenro que os empregados de mesa o fatiam com uma colher.

Mas esta cidade não gira só em torno da carne e do vinho. Novas puertas cerradas abrem regularmente – restaurantes que funcionam apenas algumas noites por semana na casa de alguém. Experimente o menu degustação de cinco pratos na Casa Felix – só recebe a morada quando fizer a reserva, mas pode ficar descansado que a comida vai ser sensacional. O I Latina começou como um puerta cerrada e é agora um local permanente que serve pratos como ceviches cítricos com manga verde e coco.

Buenos Aires está cheia de amantes da noite e a maioria dos restaurantes só abre às 21h. Para não perder o ritmo vá até ao La Morada para uma empanada de carne picante


A ficar sem tempo?

Os argentinos são os melhores jogadores de pólo do mundo. Veja os atletas de topo em ação no Campo Argentino de Palmero, de setembro a dezembro.


Dica de viagem

Para satisfazer o seu apetite mais doce, vá a uma das inúmeras gelatarias abertas pelos imigrantes italianos e peça uma ou mais bolas de gelado de dulce de leche. Adoramos a Cadore com leite condensado que chega a cozer durante 16 horas!


Informação de viagem

A moeda utilizada é o peso argentino e o fuso horário é de quatro horas a menos que Portugal. O voo a partir de Lisboa dura cerca de 14 horas e meia.

Como chegar

A TAP realiza voos até ao Rio de Janeiro diariamente e a LATAM Paraguay faz a ligação até ao aeroporto de Buenos Aires.

Fontes de Informação

Buenos Aires Ciudad é o website do departamento turístico da cidade, com dicas úteis para a sua visita.


O artigo foi publicado na edição de dezembro de 2017 na Food and Travel Portugal.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais