Home Travel48 horas 48 HORAS EM… MENDOZA, ARGENTINA

48 HORAS EM… MENDOZA, ARGENTINA

por Food and Travel Portugal
48 HORAS EM… MENDOZA, ARGENTINA

Desde os hotéis luxuosos nas herdades vinícolas até ao cenário gastronómico classicamente argentino, o destino de enoturismo mais famoso do país está a evoluir com o passar do tempo, conta Sarah Reid.


Porquê ir?

Situado nas colinas dos Andes, o cenário espetacular de Mendoza vai absorver a sua atenção antes de acabar o seu copo de vinho. A maior região vinícola da Argentina, e mais importante, continua a inovar, com resorts topo de gama e restaurantes que elevam a cozinha argentina ao mais alto nível. Enquanto a malbec continua a dominar, há muitos vinicultores a produzir outras castas cada vez mais populares, como a torrontés e bonarda. Experimente-as todas enquanto explora esta região – um passeio que deverá acontecer preferencialmente durante os meses mais quentes do ano no país, entre outubro e abril.


O que fazer?

É fácil ocupar vários dias a caminhar entre os cafés das avenidas amplas de Mendoza e as lojas de moda na avenida Arístides Villanueva, mas a atração principal são as adegas espalhadas ao longo de Maipú, Luján de Cuyo e do Vale de Uco, onde se situam mais de 100 caves. A menos de 20 minutos da cidade, as estradas de Maipú são ideais para andar de bicicleta. O Sr. Hugo, da Urquiza 2288 – uma instituição local – fornece mapas das herdades e bicicletas para alugar (7€pp/dia). Entre as melhores estão a Bodegas López – uma das duas adegas argentinas que ainda usam os barris de carvalho francês com 10 mil litros de capacidade – e a Bodega SinFin, ligeiramente mais moderna, gerida por uma família e que realiza provas de vinhos na sua cave subterrânea. Certifique-se de que reserva pelo menos um almoço num dos restaurantes de topo nas adegas, como o Ruca Malen, em Luján de Cuyo, que dispõe de um menu degustação com seis pratos. Se quiser chegar mais perto dos Andes, marque o seu passeio a cavalo, seguido de uma parrilla (churrasco) tradicional argentina, com uma das operadoras locais, como a Kahuak.


Onde ficar?

O charmoso e central Plaza Italia Bed & Breakfast está decorado com mobília antiga e os seus proprietários podem ajudá-lo a preparar as experiências de enoturismo. O Park Hyatt Mendoza situa-se atrás de uma fachada deslumbrante do século XIX e tem a sua própria sala de provas. Gostava de engarrafar o seu próprio vinho? Mime-se com uma noite no The Vines Resort & Spa, no Vale do Udo, a 90 minutos para sul da cidade. A Casa de Uco é uma opção ultramoderna com uma vista fenomenal para as montanhas e um telescópio no terraço. Mais perto da cidade, está o Finca Adalgisa, situado numa vinha de malbec com um século de história e recheado de charme rural.

A Praça San Martin

Onde comer e beber?

O Bröd faz os melhores pastéis e bolos da cidade, assim como pratos com ovos e sanduíches gourmet. Para um café de alto-nível, vá até ao Silla 14 Café que também serve petiscos. Reserve um jantar no Fuente y Fonda, em Montevideo, que serve doses consideráveis de pratos caseiros – desde os cortes clássicos de carne de vaca até à milanesa napolitana (bife panado) coberta com presunto, tomate e queijo derretido. Deixe um espaço para a sobremesa – normalmente um pudim flan servido com dulce de leche. Marque uma mesa no restaurante de topo, Azafrán e, se não conseguir escolher entre os 500 vinhos disponíveis, permita que o sommelier faça a harmonização dos seus ravioli de veado da Patagónia com o vinho perfeito. Não perca o 1884 Restaurante – a criação do célebre chef argentino Francis Mallmann (também responsável pelo menu do Vines Resort & Spa). Situado numa velha adega a 10 minutos de táxi do centro da cidade, a especialidade são carnes de qualidade, cozinhadas ao estilo ‘sete fogos’, uma assinatura de Mallmann. Escolha uma mesa no jardim para poder ver a grelha em ação ao ar livre.

O artigo está incompleto, para ler a versão completa faça já a sua assinatura Food and Travel Portugal e peça a edição de janeiro 2019, gratuitamente, com o envio da primeira revista.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais