Desde os hotéis luxuosos nas herdades vinícolas até ao cenário gastronómico classicamente argentino, o destino de enoturismo mais famoso do país está a evoluir com o passar do tempo, conta Sarah Reid.
Porquê ir?
Situado nas colinas dos Andes, o cenário espetacular de Mendoza vai absorver a sua atenção antes de acabar o seu copo de vinho. A maior região vinícola da Argentina, e mais importante, continua a inovar, com resorts topo de gama e restaurantes que elevam a cozinha argentina ao mais alto nível. Enquanto a malbec continua a dominar, há muitos vinicultores a produzir outras castas cada vez mais populares, como a torrontés e bonarda. Experimente-as todas enquanto explora esta região – um passeio que deverá acontecer preferencialmente durante os meses mais quentes do ano no país, entre outubro e abril.
A piscina e terraço do The Vines Resort & Spa Um passeio de cavalo pelas vinhas
O que fazer?
É fácil ocupar vários dias a caminhar entre os cafés das avenidas amplas de Mendoza e as lojas de moda na avenida Arístides Villanueva, mas a atração principal são as adegas espalhadas ao longo de Maipú, Luján de Cuyo e do Vale de Uco, onde se situam mais de 100 caves. A menos de 20 minutos da cidade, as estradas de Maipú são ideais para andar de bicicleta. O Sr. Hugo, da Urquiza 2288 – uma instituição local – fornece mapas das herdades e bicicletas para alugar (7€pp/dia). Entre as melhores estão a Bodegas López – uma das duas adegas argentinas que ainda usam os barris de carvalho francês com 10 mil litros de capacidade – e a Bodega SinFin, ligeiramente mais moderna, gerida por uma família e que realiza provas de vinhos na sua cave subterrânea. Certifique-se de que reserva pelo menos um almoço num dos restaurantes de topo nas adegas, como o Ruca Malen, em Luján de Cuyo, que dispõe de um menu degustação com seis pratos. Se quiser chegar mais perto dos Andes, marque o seu passeio a cavalo, seguido de uma parrilla (churrasco) tradicional argentina, com uma das operadoras locais, como a Kahuak.
Empanadas com molho picante Uma carrinha Colonia tradicional Uma prova de vinhos
Onde ficar?
O charmoso e central Plaza Italia Bed & Breakfast está decorado com mobília antiga e os seus proprietários podem ajudá-lo a preparar as experiências de enoturismo. O Park Hyatt Mendoza situa-se atrás de uma fachada deslumbrante do século XIX e tem a sua própria sala de provas. Gostava de engarrafar o seu próprio vinho? Mime-se com uma noite no The Vines Resort & Spa, no Vale do Udo, a 90 minutos para sul da cidade. A Casa de Uco é uma opção ultramoderna com uma vista fenomenal para as montanhas e um telescópio no terraço. Mais perto da cidade, está o Finca Adalgisa, situado numa vinha de malbec com um século de história e recheado de charme rural.

Onde comer e beber?
O Bröd faz os melhores pastéis e bolos da cidade, assim como pratos com ovos e sanduíches gourmet. Para um café de alto-nível, vá até ao Silla 14 Café que também serve petiscos. Reserve um jantar no Fuente y Fonda, em Montevideo, que serve doses consideráveis de pratos caseiros – desde os cortes clássicos de carne de vaca até à milanesa napolitana (bife panado) coberta com presunto, tomate e queijo derretido. Deixe um espaço para a sobremesa – normalmente um pudim flan servido com dulce de leche. Marque uma mesa no restaurante de topo, Azafrán e, se não conseguir escolher entre os 500 vinhos disponíveis, permita que o sommelier faça a harmonização dos seus ravioli de veado da Patagónia com o vinho perfeito. Não perca o 1884 Restaurante – a criação do célebre chef argentino Francis Mallmann (também responsável pelo menu do Vines Resort & Spa). Situado numa velha adega a 10 minutos de táxi do centro da cidade, a especialidade são carnes de qualidade, cozinhadas ao estilo ‘sete fogos’, uma assinatura de Mallmann. Escolha uma mesa no jardim para poder ver a grelha em ação ao ar livre.
Vista do centro da cidade de Mendoza Vindimas
O artigo está incompleto, para ler a versão completa faça já a sua assinatura Food and Travel Portugal e peça a edição de janeiro 2019, gratuitamente, com o envio da primeira revista.