Com cerveja gelada, praias de areia brilhante e um ambiente gastronómico progressivo e multicultural, é obrigatório desfrutar do melhor da hospitalidade australiana, como conta Imogen Lepere
Porquê ir?
Pergunte a alguém qual é capital da Austrália e não fique surpreendido se ouvir, erradamente, o nome da maior cidade de Nova Gales do Sul. Enquanto Camberra foi escolhida para capital do país devido à sua localização geográfica, Sydney é a cidade que recebe milhões de visitantes.
Definida pela linha costeira do Pacífico e rodeada por vários parques nacionais, Sydney combina, de forma sedutora, a natureza e o cosmopolitismo.
O que fazer?

Acorde cedo, calce uns ténis e siga 6km, por um trilho espetacular desde as praias de Coogee até Bondi, através de uma falésia. Pode ir devagar para conseguir vislumbrar o Cemitério de Waverley, um dos mais antigos e mais interessantes da Austrália.
Junte-se aos surfistas numa das várias esplanadas da praia de Bronte, para beber um café e tomar um pequeno-almoço reforçado. Continue até à praia de Bondi, onde poderá nadar no mar ou na piscina de água salgada do Clube Icebergs.
Para uma visita mais tranquila, dirija-se até aos Jardins Botânicos Reais (a entrada é livre), uma mancha de verde em pleno distrito comercial central. A uma curta distância daqui vai encontrar a Casa da Ópera de Sydney, criação do arquiteto dinamarquês, Jørn Utzoei e um dos símbolos da Sydney moderna.
Apanhe o barco desde Circular Quay até Manly Beach ou alugue caiaques do Point Pipier Kayak Centre e disfrute da paisagem sob a inimitável Ponte da Baía de Sydney.
Onde ficar?
Para uma cidade onde o sol brilha 236 dias por ano, Sydney tem uma escassez surpreendente de piscinas em terraços, o que faz com que a do The Old Clare Hotel se torne ainda mais apetecível. Beba uma cerveja artesanal enquanto admira o pôr do sol e termine o dia num dos quartos elegantes de estilo industrial.
Adoramos hotéis criados com inteligência e perspicácia e o QT Hotel exibe ambos. Situado nos antigos edifícios Gowings e State Theatre, o seu design interior combina influências góticas com art deco obtendo resultados fantásticos e peculiares.
Foi seduzido pela praia, peles bronzeadas e estilo de vida local? O Dive Hotel é um refúgio descontraído com vista para as praias de areia ocre de Coogee. Com apenas 16 quartos, parece mais uma casa de hóspedes do que um hotel: o poodle amigável, o jardim ensolarado e os pacatos anfitriões só reforçam essa comparação…
Circular Quay e arredores The Rocks
Onde comer e beber?
No Tetsuya’s vai encontrar um menu excelente com sabores australianos e japoneses. O proprietário, Tetsuya Wakuda é o primeiro chef aqui estabelecido, internacionalmente reconhecido como Master of Cuisine pelo governo japonês. O seu restaurante possui três chapéus, o prémio equivalente às estrelas Michelin na Austrália. Há um menu que muda todos os dias e servem-se pratos criativos como o caranguejo com rabanete preto e yuzu.
O grupo de restaurantes Merivale é especializado em espaços modernos que servem comida de alta qualidade. Para comer carne assada suculenta acompanhada por cocktails elegantes, vá até ao The Paddington e não perca o bife Wagyu e o dim sum de trufa no Mr. Wong’s.
Se está à procura de um brunch de domingo tardio e de um frappé delicioso de melancia e lima, dirija-se ao Bills, em Bondi onde também se pode cruzar com australianos de cabelo salgado, acabados de sair da praia.
Seleção de vinhos australianos Marisco fresco Alta cozinha servida num ambiente descontraído
A ficar sem tempo?
Passe uma tarde a explorar The Rocks onde poderá encontrar pubs históricos, galerias independentes e mercados de artesanato.
Dica de viagem
O subúrbio de Cabramatta é a capital da comida vietnamita na cidade. Experimente o Papaya Kitchen 00 61 2 9728 3181, o Pho Tau Bay 00 61 2 9726 4583 e o Bau Truong 00 61 2 9727 4492.
O artigo foi publicado na edição de dezembro de 2017 na Food and Travel Portugal.
Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!