Home Travel48 horas 48 HORAS EM… VENEZA

48 HORAS EM… VENEZA

por Food and Travel Portugal
48 HORAS EM… VENEZA

Abençoada com história, arquitetura incrível e marisco soberbo, esta cidade nunca deixa de seduzir os seus visitantes. Embarque numa gôndola ou perca-se pelas ruas labirínticas…


Porquê ir?

História, mistério e romance podem encontrar-se todos aqui – sendo o final do verão uma das melhores alturas para explorar Veneza. Os primeiros habitantes desta cidade foram os aldeãos que fugiam dos bárbaros, no século V, e que tinham como únicos recursos o sal e o peixe. Séculos mais tarde, as trocas de carpetes orientais, perfumes, pratas, pedras preciosas e especiarias transformaram as ilhas. Com os seus navios a viajar livremente até Bizâncio, os mercadores venezianos obtinham lucros extraordinários, que gastavam na construção de palazzi e igrejas gloriosas. O resto da Europa invejava o seu estilo de vida e as suas riquezas; a ‘amante do Mediterrâneo’ tornou-se lendária devido aos seus prazeres terrestres. O Carnaval é outra das épocas aconselhadas para ir a Veneza, quando as ruas se enchem de teatro e desfiles, nas semanas de fevereiro.

O que fazer?

Ao explorar as ruas e becos, podemos deparar-nos com uma igreja semelhante às da Lombardia, um palácio gótico ou um pátio medieval. A Praça de São Marcos é simplesmente maravilhosa, com a sua basílica bizantina– assegure-se de que sobe até à torre dos sinos para ter acesso a uma vista deslumbrante sobre a cidade. O Palácio Ducal, é conhecido pelos seus quartos grandiosos, enquanto que o Museu Correr é dedicado à história da cidade e a quadros renascentistas. Outros locais a visitar incluem a Galeria da Accademia, uma coleção preciosa de trabalhos de Bellini, Tintoretto e Veronese, e a Coleção Peggy Guggenheim com obras de Picasso e Kandinsky. Apanhe um vaporetto (transporte aquático) através do Grande Canal e faça uma paragem na Ponte de Rialto e no seu movimentado mercado de frutas e vegetais.

Onde ficar?

Há várias opções de cinco estrelas a batalhar pela sua atenção, como o Gritti Palace, um palácio esplêndido do século XV, no Grande Canal – o mais elevado luxo sobre a água. Outro gigante é o Marriott Venice, situado numa ilha na lagoa. Tem o maior spa da cidade e quartos extremamente modernos e elegantes. O estilo boutique também prevalece com hotéis como o Ca’ Pisani com 29 quartos, onde a mobília art-deco e a decoração resplandecente se destacam. Se preferir um pequeno B&B, experimente o Settimo Cielo, em S. Marcos. Os seus toques brocados, tecidos ricos e tijolos expostos contribuem para o seu charme contemporâneo.

Onde comer e beber?

A hora do aperitivo significa beber um spritz num dos inúmeros bares em torno da Ponte de Rialto ou um Bellini no glamouroso Harry’s Bar. Para uns petiscos venezianos, descubra bacari (bares de vinho) tradicionais como a Osteria alla Botte. O restaurante Oniga é como a verdadeira casa de um habitante local no distrito de Dorsoduro, especializado em peixe fresco do Adriático. Também preparam excelentes pratos de carne e vegetarianos – o menu sazonal muda diariamente. Os pratos principais custam cerca de 16€. O Da Fiore é uma instituição Michelin conhecida pelo seu risoto. Experimente as crostate di marroni (tartes de castanha) e frittole (donuts com pinhões, uvas passas e casca de laranja cristalizada) na pastelaria Tonolo, em Dorsoduro, ou dirija-se até à VizioVirtù para comprar chocolates picantes e massa de cacau peculiares.

A ficar sem tempo?

Assista a um concerto clássico ao vivo numa das igrejas de Veneza.

Dica de viagem
O preço do café pode dobrar só por estar sentado a bebê-lo, por isso tome o seu ao estilo veneziano – de pé ao balcão.

Informação de viagem
A moeda utilizada é o euro e o fuso horário é de uma hora a mais que Portugal. O tempo de voo desde Lisboa é de cerca de 3 horas.

Como chegar
A TAP tem dois voos diários de Lisboa até ao aeroporto de Veneza. flytap.com

Fontes de Informação
Turismo de Veneza tem um site para planear todos os aspetos da sua viagem. turismovenezia.it

Leitura adicional
Polpo: A Venetian Cookbook de Russell Norman (Bertrand, 32€). Saboreie os cantos e recantos de Veneza, com esta coleção de receitas.

Artigo publicado na edição de setembro/outubro 2018.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais