Home Travel48 horas 48 HORAS EM… VERONA, ITÁLIA

48 HORAS EM… VERONA, ITÁLIA

por Food and Travel Portugal
48 HORAS EM… VERONA, ITÁLIA

Embarque num caso amoroso com esta cidade italiana, conhecida por ser o lar de Romeu e Julieta. Por aqui, gelado, drama e romance, fazem uma combinação imbatível, como conta James Williams.

Porquê ir?

‘Na formosa Verona vos dirão, …’. Shakespeare não poderia ter sido mais preciso. O verão implica comer gelado ao ar livre, passear ao longo do rio Ádige e assistir a concertos em anfiteatros romanos. Esta velha cidade, listada pela Unesco, tem uma aura medieval, renascentista e clássica – para não dizer romântica.

 

O que fazer?

Piazza delle Erbe

Situada na Piazza Bra, o coração cultural e geográfico da cidade, está a Arena di Verona, construída no século I d.C., e onde se realizam espectáculos de ópera há mais de 100 anos. Porém, a ópera não é tudo – a cantora Adele também esgotou bilhetes para um concerto neste palco. A caminhada é curta até à Piazza delle Erbe, onde se pode subir por escadas até ao topo da Torre dei Lamberti, com 84m. Se olharmos para baixo, podemos observar a grandiosidade de Verona e dos seus telhados de terracota. E não menos assinalável é a aura medieval das famílias dinásticas que construíram e viveram nesta torre. Mais a norte, está o Duomo, a catedral românica da cidade, repleto de obras de arte pagas pelas classes altas locais. Muralhas extensas rodeiam a cidade velha, acompanhadas por numerosos bastiões e fortificações, como o Castelvecchio com a sua icónica ponte artística. Esta via liga o castelo à margem oposta do rio Ádige e foi outrora protegida pelas tropas de Cangrande II. Quase 600 anos mais tarde, os estragos feitos por Napoleão e pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, foram corrigidos pelo arquiteto Carlo Scarpa, resultando num museu com várias esculturas elegantes, frescos magníficos e muitos artefactos medievais. Os painéis de vidro, as passagens elevadas e a alvenaria restaurada originam uma imagem de fundo mais moderna. Para apoiar o estatuto de Verona como centro de cultura temos ainda a Galleria d’Arte Moderna Achille Forti, recheada de pinturas cativantes, paisagens evocativas e esculturas intangíveis, que abrangem os anos de formação da arte moderna, de 1840 a 1940.

Onde ficar?

Quando as estrelas da Arena estão na cidade, o Palazzo Victoria fica a uma distância de cinco minutos a pé e está no topo da nossa lista. O seu hall de entrada zen, decorado com orquídeas e sofás claros, é enganador; por baixo dos pavimentos de vidro estão sinais das ruínas romanas e o seu passado medieval sente-se no pátio interior. Os quartos Deluxe são elegantes, embora tradicionais, cada suíte tem um toque individual, desde frescos no teto até casas-de-banho marmoreadas. O Hotel Relais está localizado numa villa logo à saída das muralhas da cidade e possui várias peculiaridades adoráveis. Aqui, os quartos são ricos e decorados ao estilo dos anos 30 do século passado. O hotel Antica Porta Leona está apenas a 100 metros do Palazzo dos Capuletos e possui um spa, uma piscina e um pequeno-almoço generoso. E tem uma variedade de quartos adequada para qualquer orçamento.

 

A vista do Palazzo Victoria

Onde comer e beber?

O melhor é chegar a Verona com fome – estamos numa região famosa pelo risotto e a polenta. Nas trattorias informais da cidade, procure a especialidade, risotto all’Amarone, feito com o queijo local Monte Veronese e o vinho Amarone della Valpolicella. Verona é uma cidade vinícola e, para uma seleção dos seus melhores vinhos, dirija-se até à Enoteca Segreta, que oferece um terraço e uma adega, onde pode provar o vinho à luz das velas. Charcutaria, queijos, massa e gnocchi – e, ainda, uma especialidade em Verona, a carne de cavalo – são a combinação perfeita para os vinhos da região Véneto. A Osteria al Duca, está situada numa estalagem e estábulos antigos, do século XIII. Um menu com dois pratos, a 17€, oferece uma massa rica para começar e um prato principal de vitela assada ou um refogado de carne de cavalo. Para jantares mais elegantes e pratos de massa renovados, experimente o Borsarino Palazzo Victoria. O chef executivo Carmine Calò reinterpreta os clássicos italianos com mestria, desde os cannelloni de tamboril até ao bife da paleta de vitela.

 

A ficar sem tempo?

Os Jardins Giusti, mesmo nos arredores do centro da cidade, estão entre os jardins renascentistas mais apreciados em toda a Europa. As plantas, as estátuas e a vista sobre Verona inspiram qualquer amor em desenvolvimento.

 

Dica de viagem

Junte-se à passeggiata, um pré-jantar ambulante ao longo das ruas antigas que convergem no exterior da Arena iluminada.

 


Informação de viagem

A moeda utilizada é o euro e o fuso horário é de uma hora a mais que Portugal. O voo a partir de Lisboa dura cerca de 4 horas.

Como chegar

A TAP faz voos para Roma e a Alitália realiza a ligação Roma-Verona.

Fontes de Informação

Provincia di Verona O website oficial do departamento turístico provincial tem informações e dicas sobre como visitar a cidade.

Leitura Adicional

Romeu e Julieta por William Shakespeare, é uma obra de ficção mas a tragédia descreve exemplarmente a vida em Verona no século XIV e a relação entre as famílias poderosas que ali habitavam.

 


Temperatura Média e Pluviosidade:

 

                   Jan          Fev          Mar          Abr          Mai          Jun          Jul          Ago          Set          Out          Nov          Dez

Mín ºC       -1              0             4             9            12            16           18           18           15           10             4             1

Máx ºC        5             7           12             17           22            26           28           28         23            17            10             6

mm              1               1            2             2             3             3              3            2             2             3             2            2

 

Para mais artigos sobre viagens compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais