Home Travel48 horas SAPPORO, JAPÃO

SAPPORO, JAPÃO

by Food and Travel Portugal
SAPPORO, JAPÃO

Fanática por comida e com uma localização perfeita, entre as montanhas e o mar, a apaixonante capital de Hokkaido enche-se de vida nos meses a seguir ao verão, como nos conta James Williams.

Porquê ir?

A capital de Hokkaido, a ilha mais a norte do Japão, Sapporo, é famosa pelo seu marisco, cervejas artesanais e espaços verdes – e pelo ski. Mas após o longo inverno, os seus habitantes aproveitam o verão com vários festivais e muita diversão ao ar livre.

O que fazer?

A Sapporo TV Tower ergue-se na ponta ocidental do Odoro Park, uma faixa verde de 1,5km no coração da cidade. Este ícone de ferro tem uma plataforma de observação a 90m e, depois de apanharmos o elevador, podemos inclinar-nos sobre o vidro e ver toda a cidade a nossos pés. Cidade-irmã de Portland, Sapporo também tem uma veia criativa, como se vê no museu 500m, uma galeria alojada no átrio que liga as estações de metro de Odori e Bus Centre. Desça gratuitamente para observar os trabalhos de jovens artistas japoneses.
De seguida, dirija-se à Museum Store para ver roupas de designers de Hokkaido. Os habitantes locais adoram passear na rua, por isso não é surpresa nenhuma que o melhor museu da cidade seja a céu aberto. Vagueie entre colinas até ao Sapporo Art Park para descobrir 74 esculturas entrelaçadas com a natureza. Em torno da cidade também existem outras pérolas, como o Moerenuma Park, com os seus monumentos modernos e o Monte Mouiwa, com o seu teleférico e vista noturna espetaculares.
Ponha os seus skis para uma viagem ao passado até aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, no Museu Olímpico de Sapporo que, com os simuladores de saltos de ski, patinagem no gelo e corrida de trenós, é uma grande diversão.

Onde ficar?

O Mitsui Garden Hotel possui quartos de estilo nórdico, ideais para uma escapadinha elegante a cinco minutos da estação de comboios. O seu buffet utiliza produtos de Hokkaido no pequeno-almoço japonês e ocidental. O Karaksa Hotel segue o tema escandinavo com muita madeira clara e decorações terrosas. Localiza-se perto do Odori Park e da histórica Tanukikoji Shopping Arcade, um aglomerado excêntrico de lojas vintage, restaurantes e bares de karaoke. No Cross Hotel perto da Torre do Relógio, construída em madeira no século XIX (o edifício mais antigo da cidade), podemos escolher entre quartos urbanos, modernos e cheios de estilo, todos com camas Simmons, telefones Jacob Jensen e artigos de higiene franceses. Certifique-se que reserva um quarto com vista para a cidade a partir da banheira.

Onde comer e beber?

As fatias de melão Yubari resplandecem ao lado de churrasqueiras fumegantes e lojas que vendem tigelas de ikura (caviar vermelho), no Curb Market, numa fila de bancas ao lado do mercado central. Compre marisco e queijo típicos de Hokkaido, no Kitano Gourmet e depois sente-se a comer no restaurante do mercado, que serve peixe grelhado e uma grande variedade de donburi – tigelas de arroz com algas, camarões e salmão. O restaurante Wakakoma pode estar situado num edifício desinteressante, mas o seu prato de assinatura kaisen don – sashimi sobre arroz de sushi – tornou-se um dos favoritos das celebridades. Mais bancas se alinham no Nijo Fish Market, perto da TV Tower ou, para várias versões de pratos com caranguejo, experimente o Kani Honke ou o Kani-Shogun cujas entradas são fáceis de descobrir, cada uma adornada com um crustáceo gigante. Não perca o miso ramen num dos milhares de restaurantes do Ramen Alley (beco do ramen) em Susukino, o vibrante red-light district de Sapporo. Antes de deixar a cidade, certifique-se de que prestou homenagem à fábrica de bolachas Shiroi Koibito e à histórica fábrica de cerveja de Sapporo, onde as visitas e as provas permitem um olhar muito interessante sobre o negócio.

A ficar sem tempo?

Veja um jogo de basebol no Sapporo Dome, a casa dos Hokkaido Nippon-Ham Fighters. Também há uma torre de observação de 53m que pode visitar.


Informação de viagem

A moeda utilizada é o iene japonês e o fuso horário é de 9 horas a mais que Portugal. O tempo de voo desde Lisboa é de cerca de 19 horas.

Como Chegar

A Beijing Capital Airlines faz a ligação entre Lisboa e Pequim, três vezes por semana, e a Air China faz a ligação até Sapporo.

Fontes de Informação

Inspire-se para a sua viagem neste trio de sites de turismo: sapporo.travel, visit-hokkaido.jp e jnto.go.jp

Leitura adicional

Yes Hokkaido Highway Blues: Hitchhiking Japan de Will Ferguson (Bertrand, 12€) começa pelas praias de Okinawa e acaba nas paisagens rurais de Hokkaido, passando pelo saké e pela cultura pop

Veja outros artigos