Home FoodReceitasPratos Principais ALCACHOFRAS BARIGOULE

ALCACHOFRAS BARIGOULE

por Food and Travel Portugal
Alcachofras barigoule

Para 4 doses

Este é um prato de tradição provençal, que conta inúmeras variações. A vantagem é que pode prepará-lo usando os corações de alcachofras grandes (como na receita de salada de alcachofras com ovos de codorniz) ou a alcachofra inteira nova.

 

INGREDIENTES

8-12 alcachofras novas
Sumo de 1 limão
4 colheres de sopa de azeite
1 cabeça de alho, dentes separados, com a casca e ligeiramente esmagados
2 cebolos grandes
200g de tomates pequenos
2 ramos de tomilho
75ml de vinho branco
400g de feijão de lata (feijoca ou feijão branco) enxaguado e escorrido
1 molho de folhas de salsa

 

PREPARAÇÃO

Limpe as alcachofras, deixando 7cm de caule e corte 2cm do topo com uma faca de serra. Retire as folhas rijas e use um descascador para limpar o caule e o globo da alcachofra.Use uma colher para retirar os fios do feno e deixe o fundo à vista. Esfregue de imediato com limão. Coloque as alcachofras numa taça grande com água fria, sumo de 1 limão e o respectivo bagaço. Quando estiverem todas limpas, coloque-as numa panela com a água de limão e cubra com um círculo de papel vegetal, mesmo junto à água. Coloque um pires por cima para manter as alcachofras submersas. Deixe cozer 10 minutos. Escorra e corte ao meio no sentido da altura, se forem grandes.

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Aqueça o óleo num tacho de ir ao forno e junte o alho, em lume médio. Frite até começar a ganhar cor. Junte as alcachofras e os cebolos e deixe cozinhar 5 minutos, mexendo algumas vezes. Adicione os tomates e o tomilho, aumente o lume e deixe estufar 2 minutos. Junte o vinho e tempere. Junte as feijocas e a salsa, cubra e transfira para o forno durante 15 minutos até que tudo fique quente e tenro.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais