Home FoodReceitasEntradas ALCACHOFRAS COM SALADA DE ESPINAFRE E OVOS DE CODORNIZ

ALCACHOFRAS COM SALADA DE ESPINAFRE E OVOS DE CODORNIZ

por Food and Travel Portugal
ALCACHOFRAS COM SALADA DE ESPINAFRE E OVOS DE CODORNIZ

Para 4 doses

Para esta receita pode utilizar favas (frescas ou congeladas) ou ervilhas. Também foram utilizadas folhas de brotos de rabanete, que podem ser substituídas por folhas de shiso.

 

INGREDIENTES

8 alcachofras pequenas
2 limões

Para temperar

Sumo de 1 limão
1 pitada de sal e outra de açúcar
2 colheres de chá de mostarda Dijon
5 colheres de sopa de azeite
150 g de favas, cozidas por 4 minutos (sem a pele ou, de preferência, novas)
12 ovos de codorniz
75 g de folhas novas de espinafre
1 molho de rúcula
Folhas de rabanete novo ou folhas de shiso

 

PREPARAÇÃO

Misture todos os ingredientes para o tempero da salada e reserve os pedaços do limão que foi espremido. Limpe as alcachofras, deixando 4 cm de caule e corte 2 cm do topo. Retire as folhas rijas e use um descascador para limpar o caule e o globo da alcachofra.Use uma colher para retirar os fios do feno e deixe o fundo à vista. Coloque as alcachofras numa panela grande com água fria e com os limões espremidos. Utilize preferencialmente uma panela de esmalte ou aço inoxidável para que a alcachofra não perca a cor. Quando estiverem limpas, corte-as ao meio no sentido da altura. Coloque a panela ao lume e cubra com um círculo de papel vegetal, mesmo junto à água. Coloque um pires por cima para manter as alcachofras submersas.

Deixe ferver 10 minutos.Retire as alcachofras da água, volte-as para baixo e deixe escorrer por um minuto. Coloque-as numa taça com as favas e tempere enquanto estão mornas. Coza os ovos de codorniz. Junte as folhas à salada, misture, junte os ovos e salpique com um pouco de pimenta preta, se desejar.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais