Home FoodReceitasPratos Principais ALMÔNDEGAS ASIÁTICAS COM ACELGAS

ALMÔNDEGAS ASIÁTICAS COM ACELGAS

por Food and Travel Portugal
ALMÔNDEGAS ASIÁTICAS COM ACELGAS

Para 4 doses

As almôndegas podem ser servidas com massa chinesa, sem necessidade de fazer o caldo. Se optar por fazê-lo, tanto este como as almôndegas devem ser preparados com um dia de antecedência.

 

INGREDIENTES

Para o caldo
8 a 10 asas de frango
2 l de água
2 talos de lemon grass, ligeiramente amassado para libertar o sabor
4 folhas de lima kaffir
50g de galanga (ou gengibre) picada
8 cebolos picados
2 colheres de chá de kapi (pasta de camarão tailandesa)
Sumo de 1 limão

Para as almôndegas
2 dentes de alho grandes picados finamente
1 talo de lemon grass, picado finamente
8 chalotas picadas finamente
4 folhas de lima kaffir, sem o talo central, picadas finamente
2 colheres de sopa de molho de peixe
500g de carne de porco moídas
½ colher de chá de curcuma em pó
1 colher de chá de pimenta preta moída
1 malagueta vermelha, sem sementes, picada finamente
20g de folhas de coentros, sem talos, picados finamente
2 colheres de sopa de óleo de girassol, para fritar

Para as acelgas
250g de acelgas chinesas (pak choi)
1 colher de sopa de óleo de girassol
100g de massa ou noodles
Rodelas de limão para decorar

 

PREPARAÇÃO

Para o caldo, coloque as asas de frango numa panela grande e cubra com água. Junte os demais ingredientes, exceto o kapi e o sumo de limão. Leve a lume alto e quando começar a ferver, reduza a fogo baixo, tape e deixe cozinhar 30 minutos. Junte o kapi e deixe cozinhar mais 30 minutos.

Coloque o caldo numa tigela grande e quando estiver frio leve ao frigorífico por uma noite. No dia seguinte, retire toda a gordura que se formou à superfície e aqueça.

Para as almôndegas, comece por moer o alho, o lemon grass, os cebolos, as folhas de lima e o molho de peixe até obter um puré fino. Transfira a mistura para um recipiente e junte a curcuma, a pimenta, a malagueta, os coentros e um pouco de sal (não muito porque o molho de peixe também é salgado). Mexa com as mãos até obter uma pasta homogénea.

Faça 16 almôndegas com o preparado e coloque-as num prato. Tape e leve ao frigorífico durante a noite. No dia seguinte, enquanto o caldo aquece, frite as almôndegas no óleo em lume médio 4 minutos, virando-as para que cozinhem de maneira uniforme. Retire-as para uma tigela forrada com papel de cozinha para escorrer o excesso de óleo.

Para as acelgas, corte os talos mais grossos em pedaços de 2cm. Corte as folhas pela metade. Aqueça o azeite num wok e salteie os talos em lume médio 2 minutos. Junte as folhas, tape e deixe cozinhar 3 minutos. Retire as acelgas do azeite, transfira-as para o caldo e junte as almôndegas. Junte o sumo de lima mesmo antes de servir.

Coloque os noodles numa taça e cubra-os com água a ferver. Retire quando estiverem hidratados, escorra e divida pelas taças individuais. Coloque as almôndegas por cima, as acelgas e o caldo bem quente.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais