Home Eventos ARREBITA ALENTEJO, É NATAL!

ARREBITA ALENTEJO, É NATAL!

por Food and Travel Portugal
ARREBITA ALENTEJO, É NATAL!

O evento gastronómico Arrebita Alentejo leva a Santiago do Cacém chefs de luxo, teatro e música de rua. Nos dias  19 e 20 de novembro, o Mercado Municipal de Santiago do Cacém vai receber a 1.ª edição do Arrebita Alentejo que já traz um cheirinho muito especial a Natal! A entrada é gratuita e os pratos têm o preço único de 6€. 

Das 12h30 às 23h00 do dia 19, o evento começa com alguns dos projetos mais relevantes da nova cena gastronómica alentejana. João Narigueta (Híbrido, Évora), Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Filipe Rebocho (chef ‘nómada’, Évora), Filipe Bilro (Larau, Estremoz), Rúben Trindade Santos (Casa Gadanha, Estremoz), e David Vitorino (Brutos Food and Beer, Santiago do Cacém) vão fazer as delícias dos visitantes do Mercado com pratos surpreendentes. Fazem parte da nova geração de cozinheiros que recria e eleva a cozinha e os produtos do Alentejo, numa vertente mais criativa e inovadora.

Fotografias Gonçalo Villaverde

A eles juntam-se dois nomes incontornáveis da gastronomia tradicional da região,  António Nobre e Joaquim Saragga Leal, ambos grandes embaixadores desse imenso património cultural.

A dupla  Pão da São, um projeto de pão artesanal da região, vai ocupar uma banca que vai fazer crescer água na boca, com muito mais para comer do que delicioso pão com farinha de moleiro… a quadra pede bolo rei e muitas outras iguarias natalícias.

No domingo, dia 20, o festival começa às 12h30 e estende-se até às 20h00, com a maior concentração de chefs com estrelas Michelin a cozinhar para o grande público no Alentejo. Distinguidos pelo guia mais famoso do mundo, todos eles irão servir pratos incríveis, numa ação de democratização da alta gastronomia. 

Vincent Farges (Épur*, Lisboa), Alexandre Silva (Loco*, Lisboa), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho*, Cascais), Luís Brito (A Ver Tavira*, Tavira), Tiago Bonito (Casa da Calçada*, Amarante), João Lopes (Bon Bon*, Carvoeiro) integram um cartaz imperdível. A eles juntam-se Miguel Laffan (Palma, Monforte), um dos chefs mais acarinhados da região, e Ana Moura (Lamelas, Porto Corvo) e Nikita Polido (Celmar, Sesimbra), duas das mais talentosas cozinheiras da nova geração.

pão artesanal vem da Millstone Sourdough, do David Jesus e da Sandra Freitas (Lisboa), que também vão trazer doces da época, bolinhos e bolachas para levar.

A iniciativa, que conta com o  Apoio Principal do Turismo de Portugal e do Turismo do Alentejo, é uma coprodução da Amuse Bouche e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e é uma homenagem à gastronomia e aos produtos da região.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais