Home FoodReceitasPratos Principais SALADA DE ARROZ, GRÃO, MANGA, BERINGELA, FRANGO, CHALOTAS E LASCAS DE CÔCO

SALADA DE ARROZ, GRÃO, MANGA, BERINGELA, FRANGO, CHALOTAS E LASCAS DE CÔCO

por Food and Travel Portugal
SALADA DE ARROZ, GRÃO, MANGA, BERINGELA, FRANGO, CHALOTAS E LASCAS DE CÔCO

Para 4 doses

A chalota crocante é opcional, mas a textura que acrescenta vale o esforço. Uma vez frias, aguentam-se num frasco de tampa de rosca por uma semana. Esta salada pode ficar no frigorífico por 40 horas até ser servida, mas o coco, as chalotas e o coentro só devem ser adicionados imediatamente antes de servir.

 

INGREDIENTES

Para as chalotas crocantes

150ml de óleo de girassol

5 chalotas grandes, cortadas em rodelas finas

Para a salada

1 beringela média

2 peitos de frango

70ml de óleo de girassol

1 ¼ colher de chá de cominhos moídos

50g de arroz vermelho, enxaguado (pode substituir por arroz selvagem ou arroz negro)

125g de arroz basmati, enxaguado

50g de passas douradas

1 ½ colher de chá de caril em pó suave

½ colher de chá de paprica picante

400g de grãos de lata, escorridos e enxaguados

1 manga média, descascada e cortada em fatias de 1cm

¼ de lascas de coco fresco

1 molho de coentros (só as folhas)

 

PREPARAÇÃO

Aqueça um wok em lume médio. Junte o azeite e metade das chalotas, baixe o lume e deixe fritar até ganharem cor. Coloque um passador por cima de uma taça e um prato forrado com papel de cozinha. Quando as chalotas estiverem douradas, retire-as juntamente com o seu óleo para o passador. Coloque as chalotas no papel de cozinha e separe-as para que arrefeçam e fiquem crocantes. Repita a operação com as restantes chalotas e quando estiverem todas frias, transfira-as para um frasco de tampa de rosca.

Corte a beringela em rodelas finas e coloque-as num tabuleiro numa só camada. Polvilhe com sal grosso e deixe 40 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro com papel alumínio e coloque os peitos de frango, regados com 2 colheres de sopa de azeite e esfregados com ¼ dos cominhos. Tempere com sal e pimenta preta moída e leve ao forno 30 minutos. Quando o frango tiver arrefecido o suficiente, desfie-o e reserve-o.

Coza o arroz vermelho numa panela, em lume brando, coberto com água fria. Depois de ferver, deixe 20 minutos ou até ficar macio. Desligue o lume e deixe tapado 15 minutos até absorver o líquido e tempere com sal.

Coza o arroz basmati numa panela, coberto com água fria, e leve a lume brando. Depois de ferver deixe 10 minutos até absorver o líquido.

Quando estiverem prontos, coloque os dois arrozes numa travessa e deixe arrefecer.

Entretanto, mergulhe as passas em água a ferver durante 30 minutos. Retire o sal das beringelas com papel de cozinha e regue-as com colheres de sopa de azeite.

Aqueça a grelha de forno (ou grelhador de fogão) até começar a fumegar e coloque as fatias de beringela. Reduza o calor e deixe grelhar 2 minutos de cada lado. Junte ao arroz.

Aqueça o restante azeite numa frigideira e junte o restante dos cominhos, o caril em pó e a paprica. Quando estiver a borbulhar, junte o grão escorrido e deixe saltear 2 minutos. Junte ao arroz e ao frango. Escorra as passas e junte-as ao arroz. Finalize com a manga, as lascas de coco, o coentro e por fim as chalotas crocantes.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais