Home Novidades ARUBA, CARAÍBAS

ARUBA, CARAÍBAS

by Food and Travel Portugal
ARUBA, CARAÍBAS

Aruba é a ilha mais a sul das Caraíbas, com 70km2 e é revestida por praias de areia branca e lagoas azuis cheias de flamingos. Caminhe até ao topo da colina de Hooiberg, num dia de sol, e verá a Península venezuelana de Paraguaná no horizonte.

Ironicamente, o tempo espetacular e as praias fantásticas que agora atraem os viajantes a esta ilha, eram a única coisa que outrora os mantinha afastados. Aruba tem mais dias de sol por ano do que qualquer outro lugar nas Caraíbas e a sua paisagem árida não consegue suportar as culturas de algodão ou cana-de açúcar. Ao contrário do resto das ilhas nas Caraíbas, os escravos africanos nunca foram enviados para Aruba em número significativo e a tribo local dos Aruaques resiste até aos dias de hoje. Visite as Formações Rochosas Ayo para observar os antigos hieróglifos e ouvir palavras estranhas como watapana (uma árvore nativa), enquanto os habitantes conversam na sua língua indígena, o Papiamento. Para fugir ao sol, explore as Cavernas Quadiriki, consideradas sagradas.

Sendo ainda um território holandês, a sua capital, Oranjestad, é constituída por pequenas casas de arquitetura própria deste país, pintadas de cores pastel. Vagueie pela Caya GF Betico Croes, a rua principal com muita atenção aos seus restaurantes típicos. Experimente o pargo e mahi-mahi, duas especialidades locais, e prove a influência holandesa em pratos como keshi yena. O frango com caju e malaguetas pode parecer um clássico caribenho, mas é cozinhado debaixo de uma camada de queijo Gouda. Se o seu apetite para marisco ainda não foi saciado, alugue o Driftwood I e experimente a pesca em alto-mar. O proprietário, Herby Merryweather, possui um restaurante elegante chamado Driftwood, onde pode comer o seu peixe grelhado à moda tradicional, sobre um lume aberto e servido com molho de papaia fresca. As plantas de agave florescem no calor, por isso certifique-se de que prova Coecoei, o licor vermelho feito com a sua seiva.

A costa oeste da ilha é a mais presente nos postais. A areia branca de Eagle Beach estende-se ao longo de quilómetros e é nela que as tartarugas marinhas têm as suas ninhadas. A ‘praia flamingo’ pode ser encontrada no resort da Ilha Privada Renaissance Aruba. A costa leste possui, sem dúvida, um espírito mais selvagem. Conduza até Daimari Beach e depois ande uns três minutos para sul até Conchi (piscina natural). A força das ondas foi erodindo as falésias de calcário e deu origem a piscinas secretas, onde se pode fazer mergulho.

Onde Comer

CocoPlum, Oranjestad, é um local descontraído que serve pratos tradicionais com influências holandesas, sob um telhado de palha. 00 297 583 1176
Madame Janette’s, Noord, serve pratos caribenhos ao ar livre, perto de Eagle Beach.

Onde ficar

Aruba Surfside Marina, Oranjestad, é um hotel íntimo com vista para o oceano. Duplos desde 100€.
OceanZ Boutique Hotel, Malmok, é uma opção de luxo perto de Arashi Beach. Duplos desde 390€.

Como chegar

A TAP Portugal faz a ligação entre Lisboa e Nova Iorque e a Jetblue voa até Oranjestad, em Aruba. A totalidade dos voos dura cerca de 12,5 horas.


Para mais artigos sobre viagens compre já a revista
 Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si.

Veja outros artigos