Home Novidades ATAÚRO, TIMOR-LESTE

ATAÚRO, TIMOR-LESTE

por Food and Travel Portugal
ATAÚRO, TIMOR-LESTE

Durante anos, esta ilha, 30km a norte da capital, Díli, permaneceu intocada. Muito antes de os biólogos marinhos terem adquirido conhecimentos acerca da conservação de espécies, os habitantes das aldeias já trabalhavam juntos para criar santuários marinhos – marcando áreas onde pescar não é permitido, proibindo o uso de redes e impedindo a passagem de barcos a motor.

Só recentemente, quando investigadores internacionais descobriram mais de 315 espécies endémicas de peixes dos recifes, é que a ilha começou a receber mais atenção. Um passeio pelo Mercado de domingo – que começa em Porto Belo e desce até à guesthouse boémia Barry’s Pace – oferece uma oportunidade de aprender mais sobre os produtos típicos do continente, como o café de Timor e o mel silvestre.

A natureza rodeia toda a ilha, por isso olhe para cima para encontrar os pombos-cuco-pardos, as ducula rosacea e os tartaranhões-apívoros. Com apenas 10.000 destas aves residentes aqui, também é possível que algumas delas sejam suas vizinhas durante uns dias.

Duplos a partir de 35€.

DETALHES: Apanhe um voo de Lisboa até Díli, com escalas em Milão e em Singapura. Há dois ferries semanais daqui até Ataúro, um à quinta-feira (chamado Laju) e outro ao sábado (Nakroma). A viagem dura cerca de duas horas.

Artigo publicado na edição de março/abril 2019.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais