Aproveite os dias solarengos nas margens do Ródano, onde Blossom Green foi encontrar uma cidade medieval com um certo je ne sais quoi
1- Comece na cidade velha e posicione-se no Palais des Papes – um local austero com 700 anos de idade que é o maior palácio gótico da Europa. Depois almoce no estrelado Christian Étienne.
2 – Passeie pelo Rocher des Doms, um oásis urbano com vista para as ruínas da ponte medieval St-Bénézet e para o rio. Faça como um habitante local e descanse ao pé do lago povoado por pavões. Há também uma vinha e um bar, onde pode experimentar um Côtes du Rhône da região.
3 – Uma viagem a França não está completa sem provar os doces da região. A Maison Jouvaud é a melhor pastelaria da Provence. Experimente os bolos ou tortas sofisticadas – escolha um com alperces locais. Tudo é lindamente embalado e os pacotes são muito elegantes.
4 – Há grandes galerias por cá: Musée Angladon exibe obras de Picasso, Van Gogh e Degas, enquanto a Coleção Lambert é feita para os fãs de arte contemporânea. Mas o segredo mais bem guardado da cidade são os cerca de 50 frescos trompe-l’oeil de Dominique Durand e Marion Pochy que adornam os edifícios.
5 – Para a hora de descanso, opte por um quarto no Hotel La Mirande, perto da catedral. Tem todo o charme de um hotel palácio, mas pode custar cerca de metade do preço de seus equivalentes parisienses. A fachada de pedra dá lugar a interiores clássicos e a escola de culinária é liderada por Daniel Hébet, um protegido de Alain Ducasse.
6 – Observe os habitantes e chefs locais a comprar produtos no Marché les Halles d’Avignon. As bancas deste mercado coberto agitam-se sob o peso de ingredientes regionais frescos e, aos sábados, os melhores chefs da cidade utilizam-nos para preparar pratos provençais com orgulho.
Este artigo foi publicado na edição de maio/junho de 2018 da revista Food and Travel Portugal.