Home FoodReceitasAcompanhamentos BATATAS DAUPHINOISE COM BACON CROCANTE E SÁLVIA

BATATAS DAUPHINOISE COM BACON CROCANTE E SÁLVIA

por Food and Travel Portugal
BATATAS DAUPHINOISE COM BACON CROCANTE E SÁLVIA

Se preferir um clássico dauphinoise, basta deixar de lado o bacon e a sálvia.

Para 6-8 Doses

INGREDIENTES

1 dente de alho grande descascado
Um pouco de manteiga para untar
16 folhas de sálvia
150ml de leite gordo
500ml de natas gordas
1,7kg de batatas para assar
14 fatias finas de bacon magro
1 colher de sopa de azeite
40g de manteiga
Uma forma antiaderente de 24cm x 21cm x 5cm

MODO DE PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 200°C. Prepare a forma esfregando a base e os lados com o dente de alho e um pouco de manteiga para untar. Coloque o alho usado para esfregar e 4 folhas de sálvia numa panela de fundo pesado com o leite e as natas.

Leve a aquecer levemente. Quando estiver quente, retire do lume e deixe infundir por alguns minutos. Remova o alho e a sálvia. Descasque as batatas e corte fatias bem finas, com uma mandolina ou uma faca bem afiada.

Junte as batatas à mistura de leite quente e cozinhe 4 minutos. Retire as batatas do lume e escorra-as sobre uma tigela para guardar o líquido. Tempere as batatas e reserve. Frite o bacon, exceto 5 fatias, numa panela com o azeite até ficar crocante.

Corte em pedaços com uma tesoura. Na forma, arrume uma camada de batatas, cubra com o bacon cozinhado e a sálvia, reservando 6 folhas. Despeje o líquido quente, algumas pitadas de pimenta preta e nozes de manteiga.

Cubra a forma firmemente com papel alumínio e cozinhe 15 minutos. Reduza a temperatura para 160°C e cozinhe durante 1h45m. (Verifique as batatas com um espeto depois de 1 hora – se estiverem macias, avance para o próximo passo.)

Aumente o calor para 200 °C e remova o papel alumínio. Adicione o bacon não cozido reservado e a sálvia restante. Cozinhe mais 10minutos para dourar.

Receita publicada na edição de setembro/outubro 2017.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais