Home Food BERINGELAS EM IOGURTE (DAHI WALA BAINGAN)

BERINGELAS EM IOGURTE (DAHI WALA BAINGAN)

by Food and Travel Portugal
BERINGELAS EM IOGURTE (DAHI WALA BAINGAN)

Para 8 doses

INGREDIENTES

600g de beringelas
250g de besan (farinha de grão)
2 dentes de alho picados finamente
½ colher de chá de piripiri em pó
100ml de óleo vegetal
600g de iogurte natural não-light
½ colher de chá de paprika picante ou pimenta cayenne
½ colher de chá de cominho em pó ligeiramente torrado
½ colher de chá de sementes de cominho
½ colher de chá de sementes de mostarda
Cerca de 20g de folhas de caril ou de menta inteiras


PREPARAÇÃO

Lave, seque e corte as beringelas em fatias com 1,5cm de espessura, depois mergulhe-as em água ligeiramente salgada durante 5 minutos. Misture a farinha, o alho, o piripiri em pó e ½ colher de chá de sal numa taça grande e adicione água fria suficiente para fazer uma massa fina e leve, como a massa de tempura.

Escorra e seque a beringela e aqueça metade do óleo numa frigideira grande. Mergulhe as fatias de beringela na massa e frite apenas as suficientes para uma camada única. Quando estiverem douradas dos dois lados, transfira as fatias para papel de cozinha. Adicionando mais óleo se necessário, cozinhe a restante beringela em lotes sucessivos.

Bata o iogurte numa taça com a paprika e o cominho e tempere com sal a gosto. Espalhe as fatias de beringela numa travessa ampla e plana e regue o iogurte temperado sobre elas, deixando as beringelas visíveis.

Aqueça um pouco do óleo numa panela pequena e, quando estiver muito quente, coloque as sementes de cominho, as sementes de mostarda e as folhas de caril ou menta 5-6 segundos e depois despeje sobre o iogurte. O prato pode ser mantido à temperatura ambiente não mais de quatro horas.

Veja outros artigos