Home Food BOLO FUDGE DE CHOCOLATE

BOLO FUDGE DE CHOCOLATE

by Food and Travel Portugal
BOLO FUDGE DE CHOCOLATE

Para 8 doses

 

Ingredientes

200g de manteiga sem sal amolecida

150g de açúcar

125g de açúcar mascavado leve

4 ovos

1 colher de chá de extrato de baunilha

250g de farinha simples

1½ colheres de chá de fermento em pó

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

4 colheres de sopa de leite gordo

Para a cobertura

100g de chocolate negro picado

200g de manteiga sem sal amolecida

225g de açúcar em pó

2 colheres de sopa de cacau em pó, peneirado

2 colheres de sopa de xarope de ácer

2 colheres de sopa de leite gordo

1 colher de chá de extrato de baunilha

Raspas de chocolate, cacau ou chocolate granulado

 

2 formas de 20cm, untadas e forradas com papel vegetal

 

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Misture o cacau em pó com 5 colheres de sopa de água a ferver numa tigela pequena e misture até formar uma pasta fina. Bata a manteiga amolecida com os açúcares, usando um batedor de mão durante 3-4 minutos, até obter um creme pálido e leve. Raspe a taça com uma espátula de borracha, adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem entre cada adição. Adicione a baunilha e misture novamente muito bem. Peneire a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Adicione a pasta de cacau e leite e bata até ficar homogéneo. Divida a mistura uniformemente entre as formas e alise o topo com uma espátula.

Coloque os bolos na prateleira do meio do forno durante cerca de 25 minutos, ou até que uma faca inserida saia limpa. Retire os bolos do forno e coloque-os numa grelha de metal para arrefecer 5 minutos, ainda dentro das formas. Desenforme os bolos das panelas, retire o papel vegetal e deixe arrefecer completamente.

Para fazer a cobertura, derreta o chocolate numa taça à prova de calor segurando por cima de uma panela de água a ferver. Mexa até ficar homogéneo, retire do calor e deixe de lado para arrefecer um pouco. Bata a manteiga até ficar pálida, leve e cremosa. Em seguida, adicione gradualmente o açúcar em pó, 1 colher de sopa de cada vez, raspando os lados da taça enquanto mistura. Adicione o cacau em pó, o xarope, o leite e a baunilha, e misture até ficar homogéneo. Adicione o chocolate derretido e misture novamente até ficar homogéneo.

Para montar, coloque um dos bolos num prato de servir e cubra com 3 colheres de sopa de cobertura, alisando com uma espátula. Coloque o segundo bolo, pressionando gentilmente os dois bolos juntos. Cubra o topo do bolo com a cobertura restante e espalhe as aparas de chocolate ou o granulado por cima, antes de servir.

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos