Home Food BORREGO ASSADO COM TOMILHO E AZEITONAS EM COBERTA DE LIMÃO

BORREGO ASSADO COM TOMILHO E AZEITONAS EM COBERTA DE LIMÃO

by Food and Travel Portugal
BORREGO ASSADO COM TOMILHO E AZEITONAS EM COBERTA DE LIMÃO

Para 4 doses

Ingredientes

700g de lombo de borrego (pescoço)

2 cebolas médias grosseiramente picadas

2-3 colheres de sopa de azeite

2 paus de canela com 7-8cm

2 dentes de alho picados finamente

2 colheres de chá de farinha simples

200ml de caldo de borrego ou de vegetais

6-8 pequenos raminhos de tomilho

1 ½ limões sem cera

8-12 azeitonas verdes ou pretas

 

Preparação

Limpe o borrego da gordura maior, mas não seja muito rigoroso. Qualquer gordura restante vai derreter na cozedura e contribui muito para o sabor do prato. Corte os lombos em discos de 2cm de espessura e tempere-os ligeiramente com sal e pimenta. Pré-aqueça o forno a 190ºC.

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira larga e frite os discos em lume alto por tempo suficiente para ganharem cor de ambos os lados, transferindo-os para uma assadeira larga à medida que ficam prontos e tentando organizá-los mais ou menos numa única camada.

Devolva a frigideira ao lume, aqueça e adicione mais azeite, se necessário, para fritar as cebolas com os paus de canela, mexendo regularmente, durante 10-15 minutos, até as cebolas ficarem transparentes, adicionando o alho nos últimos 2-3 minutos de fritura.

Junte a farinha e continue a mexer sobre o lume por um minuto. Gradualmente, junte o caldo de carne e leve a ferver. Despeje sobre o borrego, espalhando as cebolas uniformemente e colocando a canela e os ramos de tomilho entre os discos de cordeiro. Prove o molho e tempere com mais sal e pimenta, se necessário, consciente de que as azeitonas salgadas vão ser adicionadas mais tarde.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos