Home Novidades CAPTAR O MUNDO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DO FOTÓGRAFO EWEN BELL NO NEPAL

CAPTAR O MUNDO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DO FOTÓGRAFO EWEN BELL NO NEPAL

por Food and Travel Portugal
CAPTAR O MUNDO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DO FOTÓGRAFO EWEN BELL NO NEPAL

O Nepal assume uma das expressões de tolerância mais puras na Terra. É um sítio onde o hinduísmo e o budismo se sentam lado a lado e as religiões partilham os mesmos locais de fé. Aqui, os templos hindus atraem homens Sandhu, as estupas tibetanas expressam tradições antigas e as aldeias Newari são visitadas por artistas nómadas.

‘É um dos lugares mais gratificantes para tirar fotografias,’ confessa Bell. ‘Manifestações de devoção quotidiana são comuns, desde os artistas do Vale de Katmandu até às pessoas que vai conhecer nos trilhos empoeirados de Anapurnna. É uma das melhores regiões para capturar as tradições locais assim como os momentos íntimos. Num dia, pode ser convidado para assistir ao acendimento das ‘lâmpadas de manteiga’ e, no dia seguinte, para se juntar aos habitantes locais e girar as rodas da oração.’ O início do inverno (novembro-dezembro) é uma excelente altura para fazer a sua visita, quando o ar está fresco nas montanhas e a paisagem exibe uma combinação de cumes com neve, vales nebulosos e lagos.

Vai encontrar o típico dal bhat (lentilhas com arroz) ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar. Cada cozinha tem as suas versões próprias deste prato. Folhas de mostarda e batatas masala são os acompanhamentos mais usados para a sopa de lentilhas e arroz, assim como alguns vegetais em conserva e papad crocante. O componente principal do caril pode ser vegetariano ou à base de carne, podendo ser frango ou cabra ou, à medida que subimos na altitude, iaque.

O hotel boutique ideal para os forasteiros em Katmandu, é o Hotel Mulberry. Íntimo, moderno e digno de uma fotografia de postal.

Para mais artigos sobre o mundo da gastronomia e das viagens, faça já a sua assinatura Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais