Home Food CARNE DE VACA COM MOLHO VERDE

CARNE DE VACA COM MOLHO VERDE

por Food and Travel Portugal
CARNE DE VACA COM MOLHO VERDE

Para 8 -10 doses

O bife do lombo é o corte de carne preferido para este método, mas a alcatra também pode ser preparada desta maneira.

INGREDIENTES:

Para a marinada
1 litro de vinho tinto
1 cebola amarela grande, descascada e cortada em quatro
20 grãos de pimenta preta inteiros
6 bagas de zimbro
3 folhas de louro
Para o molho verde
2 colheres de sopa de alho fresco esmagado
½ chávena de orégãos frescos
½ chávena de hortelã fresca
¾ chávena de coentros frescos
1 ½ chávena de salsa fresca
500ml de azeite extra virgem
125ml de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de sumo de limão espremido na hora
uma cebola grande, descascada e cortada em quatro
2 tiras de carne de vaca (cerca de 675g cada), achatadas e compridas
2 espetos de metal de churrasqueira

PREPARAÇÃO:

Primeiro faça a marinada. Num recipiente grande, ou até num saco de plástico grosso, misture o vinho, a cebola, a pimenta, as bagas de zimbro e as folhas de louro. (Para um sabor mais intenso, triture juntos os grãos de pimenta, as bagas de zimbro e as folhas de louro com um pouco de vinho no liquidificador, e então transfira para o recipiente com os ingredientes restantes da marinada e misture).

Adicione a carne e leve ao frigorífico, marinando pelo menos 4 horas ou de preferência durante a noite, virando a carne na marinada de vez em quando.

Para o molho verde, esmague 2 colheres de chá de sal marinho grosso com o alho até formar uma pasta grossa. Coloque o orégão, a hortelã, o coentro e a salsa num processador de alimentos, acrescente o sal de alho e triture. Com a máquina em funcionamento, despeje lentamente o azeite, adicione o vinagre e o sumo de limão e prove. Prepare 80ml de água. Adicione um pouco da água e veja a espessura do molho. Se estiver muito grosso, despeje a água restante. Adicione ½ colher de chá de pimenta preta e prove. Adicione mais sal, pimenta ou sumo de limão, conforme desejar. Cubra e leve ao frio até estar pronto para servir.

Coloque as tiras de carne nos espetos de modo a criar uma espécie de efeito de fita. Empurre 2 quartos de cebola na ponta de cada espeto e deslize um pouco para baixo (estes protegem a carne das cinzas). Coloque cada espeto nas brasas ao lado do fogo e gire-os a cada 10 minutos até que a carne esteja cozinhada a toda a volta. Pode testar a cozedura usando um termómetro de carne; para mal passada, a carne deverá estar a 57°C. Uma maneira melhor é tirar os espetos do fogo e deixá-las descansar por 15 minutos. Pouse a ponta do espeto num prato e faça algumas fatias de carne. (Use uma faca muito afiada para que a carne não escorregue pelo espeto.) Se quiser a carne mais passada, salpique um pouco de sal marinho e coloque os espetos de volta ao fogo. Sirva com o molho verde.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais