Home Novidades CELEBES, INDONÉSIA

CELEBES, INDONÉSIA

por Food and Travel Portugal
CELEBES, INDONÉSIA

Uma das quatro grandes ilhas da Sonda, a Celebes emerge do mar de Celebes entre o Brunei e a Papua-Nova Guiné. As suas quatro penínsulas estendem-se para fora da ilha como os tentáculos de um choco-anão, como os que existem na água da sua costa norte, todos diferentes entre si.

O sul de Celebes desenvolve-se por entre planícies e plantações de arroz, onde uma população maioritariamente muçulmana trabalha arduamente. Apesar das suas montanhas e vulcões, que ainda lançam enxofre para o ar húmido, a península do norte foi a mais disputada entre os europeus, uma vez que aloja a indústria de ferro da ilha. O centro de Celebes está coberto de florestas tropicais e rodeado de praias de areia branca, enquanto o sudeste da ilha é um paraíso tropical cheio de cascatas vertiginosas, como Maromo, e de água cristalina.

Originalmente governada por príncipes piratas, Macáçar é agora famosa pelo seu marisco. Está localizada perto de alguns dos oceanos mais fundos do arquipélago indonésio e os pescadores trazem para terra redes cheias de peixe-leite e caranguejos. O arroz e as bananas são as colheitas primárias e fornecem a base para quase todas as refeições. O arroz aparece muitas vezes em pratos salgados, na forma de congee (papa), mas também no dange, um bolo feito com arroz vermelho e açúcar, cozinhado em moldes de barro, numa fogueira. A seguir, vai ao vapor enrolado em folhas de bananeira. Tem um sabor a fumado e um recheio especialmente delicado.

Escolha um guia de um dos hotéis em Rantepao e explore os planaltos de Tana Toraja, onde a tribo Toraja pratica uma cultura curiosa em torno da morte. Os seus entes queridos são mumificados e mantidos na própria casa durante meses (dormem na sua cama e são alimentados) antes de serem enviados para a próxima vida numa grande procissão fúnebre, onde podem ser sacrificados até 24 búfalos. Os turistas são recebidos de braços abertos nesta celebração. Pode experimentar frango ou porco, cozinhados de forma tradicional, em tubos de bambu.

Onde Comer

Lae Lae, Macáçar é um restaurante local, com mesas comuns, que serve marisco excelente, feito nas brasas. 00 62 411 334 326

Onde ficar

Dabirahe Dive, Spa and Leisure Resort, Bitung, tem o seu próprio centro de mergulho e oferece tours dos planaltos de Minahasa. Duplos desde 105€.
Luta Resort Toraja, Rantepao, é uma opção luxuosa situada nas montanhas do norte de Toraja. Duplos desde 45€.

Como chegar

A Lufthansa faz a ligação entre Lisboa e Singapura, via Frankfurt e a Silk Air voa de Singapura a Manado, em Celebes. A totalidade dos voos tem uma duração de cerca de 19 horas

Para mais artigos sobre viagens compre já a revista Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais