Home FoodReceitasEntradas CHAMUÇAS DE DUAS MANEIRAS: COM RECHEIO DE BORREGO E RECHEIO DE QUEIJO

CHAMUÇAS DE DUAS MANEIRAS: COM RECHEIO DE BORREGO E RECHEIO DE QUEIJO

por Food and Travel Portugal
CHAMUÇAS DE DUAS MANEIRAS: COM RECHEIO DE BORREGO E RECHEIO DE QUEIJO

Faz aproximadamente 60 pastéis

Pastéis recheados são uma iguaria e uma marca na culinária árabe. Os historiadores da gastronomia atribuem as origens dos pastéis às tortas recheadas de carne da Arábia, há muito tempo. A escolha de recheios é infinita. Eles podem ser fritos ou congelados e são uma boa opção quando nos queremos entreter à maneira mezze.

INGREDIENTES:

Para a massa
560g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
225 ml de óleo
Para o recheio de borrego
30ml de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
500g de borrego magro picado
1 colher de chá de pimenta da Jamaica
1 colher de chá de canela
3 colheres de sopa de hortelã picada
30ml de xarope de romã
2 colheres sumagre
65g de pinhões torrados
Para o recheio de queijo
400g de queijo feta
200g de queijo mozzarella
1 clara de ovo
4 colheres de sopa de tomilho ou orégãos
óleo de amendoim para fritar


PREPARAÇÃO:

Para a massa: coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela grande. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e 375ml de água morna. Misture com as mãos para obter uma massa macia. Amasse por dois minutos numa superfície de trabalho até ficar homogénea.

Divida em pequenas bolas do tamanho de uma noz e coloque num prato. Cubra com película e deixe descansar enquanto prepara o recheio.

Para o recheio de borrego, aqueça o azeite numa frigideira grande e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione
a carne e deixe fritar, mexendo. Adicione as especiarias, as ervas, o xarope de romã, o sumagre, sal e pimenta a gosto e os pinhões. Prove para ajustar os temperos.

Coloque numa peneira para escorrer o excesso de líquido. Arrefeça completamente antes de usar como recheio para a chamuça.

Para o recheio de queijo, misture o queijo feta, a mozzarella, a clara de ovo e o tomilho numa tigela.

Pegue numa bola de massa e achate num pequeno disco com a mão ou o rolo. Coloque uma colher de chá de recheio de queijo no centro. Dobre e pressione as bordas para fazer uma meia-lua. Pegue no pastel recheado e volte a dobrá-lo e a torcê-lo para frisar as bordas e dar-lhe um ar bem acabado.

Para o formato em triângulo (ver imagem), comece com o mesmo disco redondo. Coloque o recheio de carne no centro e junte os cantos para se encontrarem no centro e fazer um triângulo. Aperte para selar as três bordas. Após formar os pastéis pode congelá-los para uso posterior.

Numa panela de fundo grosso, aqueça o óleo a 180°C e frite 4 ou 5 chamuças de cada vez até dourarem e ficarem crocantes – cerca de 1 minuto de cada lado. Sirva quente.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais