Home Food CHEESECAKE COZIDO COM ARANDOS CONGELADOS E CARAMELO

CHEESECAKE COZIDO COM ARANDOS CONGELADOS E CARAMELO

por Food and Travel Portugal
CHEESECAKE COZIDO COM ARANDOS CONGELADOS E CARAMELO

Para 8-10 doses

INGREDIENTES:

Para a base do cheesecake
150g de manteiga sem sal, em cubos
80g de açúcar
1 colher de sopa de natas ácidas
5 gemas
150g de farinha, peneirada
Para o recheio
375g de queijo creme
375g de natas ácidas
250g de queijo ricota, escorrido
170g de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha de batata
¼ de colher de sopa de fermento
1 colher de chá de noz-moscada em pó
1½ colher de chá de raspas de laranja ou limão
2 colheres de chá de extrato natural de baunilha
250g de arandos, groselhas ou amoras congelados (sem descongelarem)
Para o molho de caramelo
250ml de natas
95g de açúcar mascavado
1 colher de chá de melaço


PREPARAÇÃO:

Para fazer a base do cheesecake, bata a manteiga, o açúcar e uma pitada de sal numa tigela até obter uma mistura cremosa. Adicione as natas ácidas e 1 gema de ovo e bata até ficar homogéneo. Junte a farinha, misturando bem para formar uma massa macia.

Forre a base de uma forma de 23cm de fundo amovível com papel vegetal depois coloque a massa na base e pressione uniformemente. Fure com um garfo. Leve ao frio até ficar firme.

Pré-aqueça o forno a 170°C. Cozinhe a base do cheesecake por 25 minutos, ou até ficar seco ao toque. Retire do forno e deixe arrefecer na forma em cima de uma grade. Reduza a temperatura do forno para 150°C.

Para fazer o recheio, coloque o queijo, as natas, a ricota e o açúcar na taça e bata até ficar bem homogéneo. Junte as restantes 4 gemas até ficarem bem misturadas, depois junte os ovos inteiros, um a um, batendo até ligar tudo.

Peneire a farinha de batata, o fermento e a noz-moscada e junte as raspas e a baunilha. Misture bem e coloque sobre a base. Coloque num tabuleiro. Coloque uma tigela à prova de calor com água no fundo do forno. Leve o cheesecake ao forno por 55-60 minutos, ou até que apenas fique firme no topo – o cheesecake deve oscilar um pouco no meio.

Retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente na forma. Enrole em película e leve ao frigorífico por pelo menos 8 horas. Quando estiver pronto para servir, passe uma faca quente em volta da forma para soltar o cheesecake. Transfira para um prato.

Para fazer o molho, coloque todos os ingredientes numa panela pesada em lume médio-alto e mexa até que o açúcar se dissolva. Deixe ferver, reduza o lume e cozinhe por 3 minutos, ou até engrossar levemente – não deixe engrossar muito ou vai-se colar demasiado aos frutos congelados. Deixe arrefecer um pouco.

Empilhe os frutos congelados em cima do cheesecake e regue com o molho de caramelo quente (que ajudará a descongelar os frutos – e é dessa combinação meio congelada e meio quente que estamos à procura) e sirva imediatamente.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais