Home Food CHEESECAKE DE AMÊNDOAS

CHEESECAKE DE AMÊNDOAS

por Food and Travel Portugal
CHEESECAKE DE AMÊNDOAS

Para 12 doses

Se desejar, pode servir este cheesecake com alguns pêssegos escalfados ou natas batidas aromatizadas com amaretto.

INGREDIENTES:

Para a base crocante
150g de amêndoas em flocos
30g de manteiga amolecida
Para o recheio
500g de queijo cremoso
500g de ricotta
4 ovos
400g de leite condensado
80g de manteiga de amêndoa
1 colher de chá de extrato de amêndoa
Para a cobertura
80g de manteiga
120g de maçapão dourado (ou branco), cortado em pequenos pedaços
100g de biscoitos amaretti, esmagados
Forma redonda de 23cm de fundo amovível forrada e untada


PREPARAÇÃO:

Numa frigideira seca, toste as amêndoas em lume baixo até ficarem levemente douradas. Tenha cuidado porque as amêndoas podem queimar rapidamente. Reserve numa taça e deixe arrefecer completamente.

Espalhe a manteiga amolecida em torno dos lados e da base da forma. Polvilhe as amêndoas torradas e arrefecidas e agite-as para que a base e os lados da forma fiquem cobertos com amêndoas. (Não tente fazer enquanto as amêndoas estiverem quentes ou elas derreterão a manteiga e não vão aderir).

Pré-aqueça o forno a 170°C. Para o recheio, bata o queijo cremoso e a ricotta numa taça de mistura grande, a seguir adicione os ovos, o leite condensado, a manteiga e o extrato de amêndoa e bata até que a mistura esteja suave. Verta a mistura para a forma revestida de amêndoas e leve ao forno 45 minutos.

Enquanto isso, prepare a cobertura. Derreta a manteiga numa panela em lume baixo. Misture o maçapão em pedaços com os biscoitos amaretti esmagados. Despeje-os sobre a manteiga derretida e misture. Para obter um melhor resultado, faça isto com as mãos para que os biscoitos e maçapão se juntem em pequenas bolinhas.

Após 45 minutos, o cheesecake deve estar dourado por cima e ainda ligeiramente mole no centro. Cuidadosamente, polvilhe as migalhas de maçapão sobre o topo do cheesecake (isto funciona melhor quando é feito com o cheesecake ainda no forno mas faça-o apenas se conseguir o objectivo sem se queimar). Leve ao forno mais 15 minutos até a cobertura estar crocante e o maçapão caramelizado.

Retire a forma do forno e deslize uma faca suavemente ao redor para afrouxar o cheesecake e impedi-lo de rachar. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico pelo menos 3 horas, de preferência durante a noite, antes de servir.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais