Home Eventos CHEGARAM OS FESTIVAIS GASTRONÓMICOS_Parte I

CHEGARAM OS FESTIVAIS GASTRONÓMICOS_Parte I

por Food and Travel Portugal
CHEGARAM OS FESTIVAIS GASTRONÓMICOS_Parte I

Chega o outono e com ele os apetites por sabores nacionais de conforto. Portugal tem festas e festivais por todo o lado e a oferta de produtos é de alta qualidade. Entre um passeio para abrir o apetite e outro para ajudar a digestão, vale a pena uma viagem para provar o que de melhor se produz no país.

DOCES E LICORES CONVENTUAIS
Alcobaça recebe mais uma edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, onde, de 17 a 20 de novembro, onde será possível degustar o melhor do receituário conventual. Aqui, celebra-se a herança das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, e do seu legado destacam-se as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias. A Mostra que recebe igualmente representantes internacionais de Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil e importantes presenças de mosteiros ou conventos portugueses como: Singeverga, Louriçal, Montalvo e de Rio Caldo. 

FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA
O evento está de volta a Santarém de 21 de outubro a 1 de novembro, numa mostra nacional de chefes, produtos e cultura gastronómica de todo o país. A 41ª edição do festival oferece um programa que inclui a restauração, showcookings, masterclasses com chefs, sommeliers e mixologistas nacionais, artesãos ao vivo, fóruns e debates, stands de expositores e animação musical.

CASTANHAS

A Rural Castanea está de volta nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Vinhais. O certame reúne empresas ligadas aos produtos de outono (castanha, mel, nozes, azeite, vinho…) e contará com um magusto permanente no Maior Assador de Castanhas do Mundo.

MEL
Seria injusto escolher um só festival para celebrar este viscoso, energético e delicioso produto das matas e abelhas nacionais. Portugal possui 10 tipos de mel DOP (Denominação de Origem Protegida), todos eles com as celebradas propriedades de ajudar nas gripes e constipações, aliviar problemas digestivos, fornecer antioxidantes, reduzir os níveis do mau colesterol e, por fim, ser uma opção mais saudável para adoçar, em substituição do açúcar refinado.

Vamos à procura do bolo de mel, dos rojões com molho de mel, do inusitado chouriço de mel, da estranha cerveja de mel e, para terminar, uma doce e generosa colherada de mel por cima de requeijão.

FESTIVAIS: Loures, Famalicão, Vila de Rei, Caramulo, São Mamede, Lousã, Castelo Branco têm eventos anuais dedicados ao mel. Destacamos a Semana Gastronómica do Medronho e Mel, em Odemira, nos dias 15 e 23 de outubro, onde vários restaurantes apresentam pratos, petiscos e sobremesas aromatizados com medronho e mel.

VINHA E VINHO
Mais uma vez é impossível escolher um local do país sem estar a ser injusto com os demais. Apesar da maioria das vindimas já ter terminado, ainda há tempo para celebrar aquele que é um dos produtos mais emblemáticos e representativos da economia agro-turística do país, o vinho. A uma enorme variedade de diferentes castas autóctones juntamos a experiência de quem produz há muitos anos e temos como resultado a riqueza de produtos finais de alta qualidade e muita personalidade.

Aproveitemos para conhecer melhor o Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira, Aragonês, Baga, Castelão, Alvarinho, Arinto, Fernão Pires e Encruzado.

FESTIVAIS: é possivel encontrar propostas de degustações e compra de produtos por todo o país. Destacamos dois: o WineIN AZORES realizar-se-á na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos dias 4, 5 e 6 de novembro. O evento decorrerá entre as 16h00 às 22h00 (zona de provas) no dia 15, e entre as 15h00 às 21h00 (zona de provas) nos restantes dias. Após o termo da zona de provas, a zona da restauração, bares, Gin Tasting e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h. Já na Festa da Vinha e do Vinho em Borba (de 9 a 13 de novembro) há tasquinhas, produtos regionais certificados (azeite, queijos, enchidos) e provas de vinhos.

Artigo parcialmente publicado na edição de setembro/outubro 2019, foram feitas atualizações.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais