Início Novidades CHIPRE: PENÍNSULA DE AKAMAS

CHIPRE: PENÍNSULA DE AKAMAS

by Food and Travel Portugal
CHIPRE: PENÍNSULA DE AKAMAS

A PREVISÃO: 25ºC, 13 horas de sol por dia e temperatura do mar de 26ºC.

Sente-se muito quieto na praia de Lara e talvez consiga ver as tartarugas em vias de extinção a emergir do Mediterrâneo para desovarem debaixo do cascalho dourado. Explore as grutas marinhas ao longo da costa e pode também surpreender colónias de focas. Caminhando para a ponta Nordeste da ilha, a Península de Akamas cobre 230 km2 e está inteiramente selvagem e intocada; esta parte da ilha parece resistir ao caos que engoliu o resto do país durante a crise financeira de 2013. Aqui não existem estradas principais, mas desbrave os trilhos de terra, de carro ou de bicicleta, e será compensado com baías magníficas e praias remotas na base das impressionantes falésias de calcário. O lado Oeste da península está rodeado de pedras preciosas sem nome, entre Meleti (onde a península se encontra com o resto do Chipre) e Lara, que conseguirá alcançar se conduzir até Pegia e depois até Agios. Na costa Nordeste, Fontana Amoroza é uma lagoa abrigada, onde é possível fazer mergulho. A água, na lagoa azul, é tão límpida que se consegue ver o fundo de areia cor de pérola. No calor da época alta, a sua água turquesa é cercada por barcos de recreio. O barco é a melhor maneira de alcançar este lugar, saindo de Latchi.

Na ilha, os banhos de Afrodite, em Latchi, são particularmente sedutores. Este lugar maravilhoso é resguardado por vinhas e fetos e as últimas chuvas do inverno caem sob a forma de cascata.

Siga o clima romântico e embrulhe uma garrafa de rosé das vinhas de Ezousa e pão fresco com tahini, húmus e talattouri e dirija-se à praia de Petra tou Romiou durante o pôr-do-sol. Uma grande rocha na água – que outrora foi considerado o local de nascimento de Afrodite – e as falésias de calcário tornam-se cor-de-rosa na luz do fim do dia.

 

ONDE FICAR

Anassa Thanos é um resort de luxo na península de Akamas, com vista para a baía Latsi. O serviço é excecional – há um membro do staff para cada hóspede. Se precisar de uma folga do sol, o seu Thalassa Spa tem tratamentos inspirados pelo mar, incluindo massagens com spray de água salgada e com algas marinhas. Duplos desde 480€. anassa.com

O Souli Beach Hotel é uma opção recomendável, no belo porto de Latchi, a 4km do Parque Nacional de Akamas. Duplos desde 60€. soulibeachhotel.com

 

Para mais propostas de viagens compre já a revista Food and Travel. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos