Home Food COMPOTA DE ARANDO, VINHO DO PORTO E LARANJA… COM PATO

COMPOTA DE ARANDO, VINHO DO PORTO E LARANJA… COM PATO

por Food and Travel Portugal
COMPOTA DE ARANDO, VINHO DO PORTO E LARANJA… COM PATO
Doses: 6-8

Esta compota combina bem com vários pratos de festa, mas experimente com o pato (veja em baixo as instruções básicas de cocção do pato).

INGREDIENTES:

250g de arandos frescos
Raspas e sumo de 2 laranjas
250ml de vinho do Porto
100g de açúcar
1 pau de canela
3 estrelas de anis
3 cardamomos


PREPARAÇÃO:

Coloque todos os ingredientes numa panela de tamanho médio e leve ao lume médio-baixo. Mexa até o açúcar se dissolver e deixe ferver ligeiramente até a maior parte do líquido evaporar.

Retire a canela, o anis estrelado e o cardamomo e coloque a compota num recipiente raso, cubra frouxamente e leve ao frigorífico até arrefecer.


E O PATO

Doses: 4

Pato 2,5-3kg

Pré-aqueça o forno a 240°C. Tempere o interior e o exterior do pato generosamente com sal e pimenta. Unte um tabuleiro grande o suficiente para acomodar o pato com espaço, coloque-o de lado para que fique apoiado na perna e leve ao forno por 30 minutos.

Retire o tabuleiro do forno, vire o pato para o outro lado e, com uma colher, remova o máximo de gordura possível, deixando os restantes líquidos no tabuleiro.

Devolva ao forno e, após 30 minutos, retire e gire para que o peito fique por cima. Remova o máximo de gordura possível novamente.

Devolva ao forno por mais 20 minutos. Retire o pato e coloque-o ao contrário numa travessa, cubra frouxamente com papel alumínio e deixe descansar por 15 minutos antes de servir.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais