Home Food COMPOTA DE RUIBARBO COM CREME DE CARDAMOMO

COMPOTA DE RUIBARBO COM CREME DE CARDAMOMO

por Food and Travel Portugal
COMPOTA DE RUIBARBO COM CREME DE CARDAMOMO

Para 6 doses

INGREDIENTES:

Para o crocante de pistácio
100g de açúcar
Sumo de 1⁄2 lima
1 colher de chá de água
3 colheres de sopa de pistácios sem casca
Para o ruibarbo
400g de ruibarbos, cortados em pedaços de 2cm
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de Grenadine
Para o creme de cardamomo
400ml de natas gordas
6 grãos de cardamomo
8 gemas
80g de açúcar
6 copos de 150ml


PREPARAÇÃO:

Para o crocante de pistácio coloque uma folha de papel vegetal numa superfície à prova de calor (pode usar o tabuleiro do forno ou a bancada de cozinha). Coloque o açúcar, o sumo de lima e a água numa panela pequena em lume baixo. Não mexa até o açúcar estar derretido.

Aumente o lume e deixe ferver até o açúcar ficar com uma cor de caramelo. Rapidamente e com cuidado adicione os pistácios e despeje sobre o papel vegetal. Deixe arrefecer. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Disponha o ruibarbo num tabuleiro de forno. Polvilhe com o açúcar e regue com a Grenadine. Leve ao forno 15-20 minutos até ficar macio. Deixe arrefecer e divida pelos copos.

Para o creme, coloque as natas numa panela pequena. Esmague os grãos de cardamomo com um rolo e junte às natas. Aqueça até começar a ferver, desligue o lume e deixe em infusão 30 minutos.

Bata as gemas com o açúcar. Passe o creme por um passador para remover o cardamomo e leve novamente a lume baixo. Quando estiver quente, junte a mistura de gemas e mexa sem parar até engrossar. Coloque uma camada generosa por cima do ruibarbo. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico.

Espalhe os crocantes no topo e sirva.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais