Para 6 doses
INGREDIENTES:
Para o crocante de pistácio
100g de açúcar
Sumo de 1⁄2 lima
1 colher de chá de água
3 colheres de sopa de pistácios sem casca
Para o ruibarbo
400g de ruibarbos, cortados em pedaços de 2cm
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de Grenadine
Para o creme de cardamomo
400ml de natas gordas
6 grãos de cardamomo
8 gemas
80g de açúcar
6 copos de 150ml
PREPARAÇÃO:
Para o crocante de pistácio coloque uma folha de papel vegetal numa superfície à prova de calor (pode usar o tabuleiro do forno ou a bancada de cozinha). Coloque o açúcar, o sumo de lima e a água numa panela pequena em lume baixo. Não mexa até o açúcar estar derretido.
Aumente o lume e deixe ferver até o açúcar ficar com uma cor de caramelo. Rapidamente e com cuidado adicione os pistácios e despeje sobre o papel vegetal. Deixe arrefecer. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Disponha o ruibarbo num tabuleiro de forno. Polvilhe com o açúcar e regue com a Grenadine. Leve ao forno 15-20 minutos até ficar macio. Deixe arrefecer e divida pelos copos.
Para o creme, coloque as natas numa panela pequena. Esmague os grãos de cardamomo com um rolo e junte às natas. Aqueça até começar a ferver, desligue o lume e deixe em infusão 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar. Passe o creme por um passador para remover o cardamomo e leve novamente a lume baixo. Quando estiver quente, junte a mistura de gemas e mexa sem parar até engrossar. Coloque uma camada generosa por cima do ruibarbo. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Espalhe os crocantes no topo e sirva.
Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!