Início FoodReceitasEntradas COUSCOUS, FUNCHO, CHICÓRIA, LARANJA E CEBOLA ROXA COM MOLHO DE LARANJA

COUSCOUS, FUNCHO, CHICÓRIA, LARANJA E CEBOLA ROXA COM MOLHO DE LARANJA

27 Agosto, 2017
COUSCOUS, FUNCHO, CHICÓRIA, LARANJA E CEBOLA ROXA COM MOLHO DE LARANJA

Para 4 doses

Sirva com fatias de bife mal-passado.

 

INGREDIENTES

½ cebola roxa grande

Sumo de um limão

1 colher de sopa de azeite

125g de couscous

2 laranjas grandes ou 3 médias

2-3 bolbos de funcho, com a rama separada e reservada

1 chicória

Flores comestíveis, se houver

1 bife grelhado, cortado em fatias finas

 

Para o molho de laranja

2 laranjas doces

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

2 colheres de sopa de mel

3 colheres de sopa de azeite

 

PREPARAÇÃO

Para fazer o molho, coloque as laranjas numa panela, cubra com água e leve a ferver 20-25 minutos até ficarem bem macias. Escorra a água e corte as laranjas pela metade, para tirar os caroços. Coloque num miniprocessador (pode utilizar a varinha mágica) com o vinagre e o mel e reduza a puré. Deixe arrefecer e leva ao passador. Tempere com uma pitada de sal, misture com o azeite e reserve.

Corte a cebola em fatias muito finas e depois em 4. Junte o sumo de limão e 2 colheres de sopa de água fria e reserve.

Aqueça uma panela em lume médio e coloque o azeite e o couscous. Deixe fritar 3 minutos. Junte 250ml de água fria e uma boa pitada de sal. Deixe ferver, baixe o lume e deixe cozer 5 minutos, mexendo se necessário, até a água ser completamente absorvida.

Junte 100ml de água fria e leve novamente ao lume. Mexa por 4 minutos, até a água desaparecer. Desligue o lume, tape e deixe assim 10 minutos.

Destape o couscous e misture 3 colheres de sopa do molho de laranja, para que o couscous absorva o líquido enquanto está quente. Deixe arrefecer destapado. Coloque num prato de servir e separe os grãos com a ajuda de um garfo.

Descasque as laranjas (incluindo a membrana dos gomos) e retire os centros, deixando os gomos soltos para adicionar ao couscous. Esprema o sumo das partes retiradas para dentro do molho.

Corte o funcho em fatias finas e junte ao couscous com 2 colheres de sopa do molho e misture. Escorra a cebola, seque e junte à salada. Corte a chicória em rodelas e disponha no topo da salada, juntamente com alguns ramos do funcho, as flores e o bife, se estiver a usá-los. Regue com o molho e sirva.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos