Home Food CRÈME BRULÉE DE CHOCOLATE, CANELA E GENGIBRE – CHEF TIAGO BONITO

CRÈME BRULÉE DE CHOCOLATE, CANELA E GENGIBRE – CHEF TIAGO BONITO

por Food and Travel Portugal
CRÈME BRULÉE DE CHOCOLATE, CANELA E GENGIBRE – CHEF TIAGO BONITO


Para terminar da melhor maneira uma refeição especial no Dia dos Namorados, o chef Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço na Casa da Calçada Relais & Châteaux em Amarante, partilha a sua receita de Crème Brulée.

Com ingredientes de sabor intenso como chocolate, canela e gengibre, esta é uma receita especial para fazer em casa para um jantar a dois!

CRÈME BRULÉE DE CHOCOLATE, CANELA E GENGIBRE, chef Tiago Bonito

Ingredientes para 4 doses

Crème brulée:
350ml natas
6 gemas
100g açúcar
1 folha de gelatina
80g chocolate negro 55%
1 pau de canela
q.b açúcar mascavado
Creme gengibre:
2 ovos
75g sumo lima
75g açúcar
10g gengibre fresco ralado
10g maisena
50g manteiga
q.b flor de sal
Crumble de canela:
100g farinha
65g manteiga
50g açúcar
q.b canela em pó
Empratamento:
Framboesas frescas
Algodão doce
Gelado de avelã
Hortelã

Preparação:

Colocar as natas a ferver com o pau de canela e deixar em infusão durante 1 a 2 horas.

Ligar a o forno a 140ºC e colocar um tabuleiro com água quente. Colocar a folha de gelatina em água gelada e escorrer bem da água.

Ferver novamente as natas com açúcar.

Numa taça, colocar o chocolate partido em pedaços pequenos e juntar a nata a ferver, as gemas e por fim a gelatina. Passar o preparado pelo passador e encher uma forma retangular previamente forrada com película aderente e levar a cozer a banho maria 40 minutos.

Retirar do forno, deixar 30 minutos à temperatura ambiente e levar ao frigorífico 3 a 4 horas.

Para o crumble, misturar os ingredientes todos na batedeira (dica: pode ser na Bimby ou trituradora) e levar ao forno a 180ºC mexendo 3 a 4 vezes para envolver a bolacha até ficar com uma cor dourada e homogénea.

Para o creme de gengibre, juntar numa taça os ovos, açúcar, gengibre ralado, maisena, sumo de lima e mexer bem. Colocar num tacho e levar a cozer ao lume, e assim que estiver cozido, retirar o creme e passar por um passador e adicionar por fim a manteiga ainda com o creme quente e levar ao frio.

Cortar o crème brulée em retângulos, polvilhar com açúcar mascavado e queimar com a ajuda de um maçarico.

Empratamento: Colocar o crème brulée no centro do prato, alguns pontos do creme de gengibre à volta, o crumble numa das pontas e a bola de gelado em cima do crumble. Por fim decorar com framboesa, hortelã fresca e algodão doce (facultativo).

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais