Home Food DARTOIS DE FIGOS E AMÊNDOAS

DARTOIS DE FIGOS E AMÊNDOAS

by Food and Travel Portugal
tarte de figo

Para 6-8 doses

INGREDIENTES:

Certifique-se de que os figos estão maduros e suculentos para garantir que a tarte tenha muito sabor.

Para o recheio
80g de manteiga amolecida
80g de açúcar
80g de amêndoas moídas
1 ovo batido
1 colher de sopa de farinha simples
320g de massa folhada pronta
10 figos maduros
1 ovo
1 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de amêndoas em flocos tostadas
2 colheres de sopa de açúcar em pó


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 190°C.

Bata a manteiga, o açúcar, as amêndoas moídas e o ovo até ficar tudo homogéneo. Adicione a farinha e uma pitada de sal marinho e misture bem. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal com as extremidades curtas, paralelas à superfície de trabalho. Use a ponta de uma faca afiada para marcar levemente em três secções ao longo do comprimento, tomando cuidado para não a cortar.

Corte a massa em cada uma das secções externas em tiras horizontais com cerca de 1 cm de largura. Espalhe a mistura de amêndoa sobre a secção central, deixando um pouco menos nas bordas, de modo que o recheio não escorra durante a cozedura. Corte os figos ao meio e organize-os na mistura de amêndoas, com o lado cortado para baixo, dois lado a lado.

Puxe as tiras de massa para o meio para criar uma trança. Bata o ovo e o leite em conjunto e, a seguir, pincele toda a massa com a mistura. Leve ao forno por 20-25 minutos, até obter um tom dourado claro. Pincele novamente com os ovos e polvilhe com amêndoas. Peneire com o açúcar em pó e deixe no forno 5 a 8 minutos. Sirva em fatias.

Veja outros artigos