Home Travel48 horas DESCOBRIR A ÍNDIA E CONHECER AGRA… 48 HORAS

DESCOBRIR A ÍNDIA E CONHECER AGRA… 48 HORAS

por Food and Travel Portugal
DESCOBRIR A ÍNDIA E CONHECER AGRA… 48 HORAS

Terra da declaração de amor mais famosa do mundo, o Taj Mahal, caótica e colorida, esta cidade indiana tem um coração enorme. Fleur Rollet-Manus maravilhou-se com a sua beleza.

Fotografias: Natalie Pecht; Peter Cassidy; Unsplash/Sylwia Bartyzel; Ministry of Tourism, Government of India; Eric Nathan.

PORQUÊ IR?

Outrora a capital do Império Mongol, Agra faz parte do Triângulo Dourado da Índia juntamente com Deli e Jaipur. Na ‘Cidade do Taj Mahal’, é difícil não basear todo o nosso roteiro à volta desta Maravilhas do Mundo Moderno e, embora seja esse o ponto alto de toda a viagem, os bazares movimentados, a gastronomia vibrante e a arquitetura deslumbrante não devem ser negligenciados.

As viagens à Índia podem ser ligeiramente imprevisíveis – os restaurantes mudam de nome assim como nós mudamos de roupa, os hotéis abrem e fecham em poucos dias e os horários dos comboios também se alteram sem pré-aviso. É simultaneamente caótico e pacífico, elegante e avassalador. Render-se ao errático é essencial: misture-se com as multidões, absorva a diversidade de cores e mergulhe nesta cultura rica e fascinante.

O QUE FAZER?

Recebendo mais de oito milhões de visitantes anualmente, o Taj Mahal tajmahal.gov.in supera todas as expectativas. Mandado construir em 1631 pelo Imperador Shah Jahan, este monumento edificado sobre o túmulo da sua mulher favorita é de uma escala hipnotizante. Depois de admirar o mausoléu de mármore, apanhe um riquixá até ao Forte de Agra. Um labirinto de edifícios avermelhados com ornamentos, pilares de mármore reluzentes e passagens subterrâneas, este forte é uma cidade dentro da cidade.

Erguido por Shah Jahan, em 1628, a maior parte da fortaleza ainda é utilizada pelo Exército Indiano e a passagem a visitantes não é permitida. Porém, as zonas abertas ao público captam perfeitamente a opulência do Império Mongol. Passe também pelo Shish Mahal (Palácio de Vidro), com as paredes cobertas por centenas de pequenos espelhos e os seus pátios e jardins emaranhados que emolduram o Taj Mahal, conhecidos como Diwan-i-Am (Salão da Audiência) – onde o imperador recebia a população.

Acabe com uma visita à torre octogonal na qual Shah Jahan esteve preso durante oito anos até à sua morte, em 1666 (entrada 10€pp). Dali, o prisioneiro podia ver o Taj Mahal e o túmulo da sua mulher. Situado a 40km do centro de Agra, a antiga
cidade fortificada de Fatehpur Sikri fatehpursikri.gov.in, foi a capital do império entre 1572 e 1585, antes de ser abandonada devido à falta de água. Explore os três palácios dedicados às mulheres do imperador Akbar, a maior mesquita da Índia, Jama Masjid, e os inúmeros templos.

ONDE FICAR?

Com vista para o Taj Mahal a partir de cada um dos seus 102 quartos, o The Oberoi Amarvilas oberoihotels.com celebra o passado histórico da cidade. O lounge abre às 5h00 exclusivamente para os hóspedes poderem assistir ao nascer do sol por trás deste glorioso monumento. Originalmente construído como um hotel colonial no apogeu do Império Britânico, o Grand Imperial hotelgrandimperial.com mistura arquitetura vitoriana impressionante com a elegância indiana, como se nota pelas camas de quatro postes e as varandas grandiosas.

Instalado no meio de 14 hectares de jardins impecáveis, fontes reluzentes e pomares de romãzeiras, o ITC Mughal itchotels.in com 233 quartos, teve a sua decoração inspirada nos imperadores mongóis e situa-se perto do Sadar Bazar.

ONDE COMER E BEBER?

Dirija-se até ao Sadar Bazar e experimente uma vasta seleção de pratos regionais. Prove primeiro uma petha, doce feito com abóbora e frutos secos, na Panchhi Petha panchhipetha.com – uma pastelaria famosa em toda a região do Rajastão. De seguida, procure os vendedores de rua que servem a iguaria local bhalla em pequenas tigelas – batatas picantes com
tamarindo, iogurte e caril de grão.

Procure refúgio no Ram Babu Paratha Bhandar 6/127, Belanganj Road, Gopal Bazaar. Embora o seu exterior pareça modesto, o Mughlai paratha – pão recheado com queijo, cenoura e couve-flor – atrai uma multidão de habitantes locais devotos. O Anise marriott.com está instalado no topo do hotel Marriot e abre de outubro até março, época em que o pôr-do-sol é mais bonito. O destaque do menu é o fantástico biryani de vegetais.

shamshad hotel in cantt rd, lucknow

A FICAR SEM TEMPO?

Passeie pelo Mehtab Bagh (Jardim do Luar) durante o pôr-do-sol para desfrutar da paisagem dourada e admirar o Taj Mahal de todos os ângulos.

DICA DE VIAGEM

Acorde cedo para poder ser uma das primeiras pessoas a passar os portões do Taj Mahal – abre ao nascer do sol (6h00) – e explore os seus terrenos de forma tranquila. Este local encerra às sextas-feiras.

Informação de viagem
A moeda utilizada é a rupia indiana e o fuso horário é de 5h30 a mais que Portugal. O tempo de viagem desde Lisboa até Deli é de cerca de 11 horas; o comboio para Agra dura cerca de 2h30.

Fontes de Informação
Uttar Pradesh Tourism é o departamento de turismo oficial e o seu website está cheio de informações úteis para a sua viagem.
uptourism.gov.in

Leitura adicional
Sob Um Céu de Mármore Branco, de John Shors (Difel, 21€) é um romance fascinante situado em Agra no século XVII. É um testemunho de amor, verdade e humanidade.

Artigo publicado na edição de fevereiro/março 2020.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais