Home Food DOURADA ASSADA COM AIOLI E BATATAS PALHA CROCANTES

DOURADA ASSADA COM AIOLI E BATATAS PALHA CROCANTES

por Food and Travel Portugal
DOURADA ASSADA COM AIOLI E BATATAS PALHA CROCANTES

Para 4 doses

INGREDIENTES:

4 douradas médias escamadas e limpas
4 raminhos de tomilho limão
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Para o aioli de nduja
2 gemas à temperatura ambiente
1½ colher de chá de mostarda de Dijon
3 dentes de alho esmagados
1½ colher de chá de vinagre balsâmico branco
150ml de óleo de girassol
100ml de azeite extra virgem
2 colheres de chá de sumo de limão
1 colher de sopa de nduja italiana (salame italiano picante) ou sobrassada espanhola
Para as batatas palha crocantes
400g de batatas descascadas, fatiadas numa mandolina e mergulhadas em água fria
200ml de óleo de girassol para fritar
agrião para servir


PREPARAÇÃO:

Para fazer o aioli, bata as gemas, a mostarda, o alho e o vinagre numa taça para misturar. Lentamente, adicione o óleo de girassol, mexendo continuamente e segurando a taça com um pano para que ela não escorregue. Quando a mistura começar a emulsionar e a engrossar, adicione o óleo um pouco mais rápido.

Depois de os 150ml de óleo de girassol terem sido usados, acrescente o sumo de limão e continue a adicionar o azeite num fluxo lento mas constante, até ficar mais espesso e acabar o azeite. Prove e adicione mais sumo de limão se necessário e tempere com sal marinho. Junte a nduja e, em seguida, coloque no frigorífico.

Marque a pele ao redor da espinha dorsal de cada peixe, da cabeça à cauda, e faça 4 cortes diagonais de ambos os lados. Coloque o peixe num tabuleiro forrado com papel alumínio. Coloque um pedaço de tomilho limão na cavidade de cada peixe e tempere com sal marinho e pimenta preta moída e regue com o azeite.

Pré-aqueça o forno a 200°C e asse o peixe na prateleira do meio por 11 minutos. Desligue o forno e ligue a grelha no máximo. Grelhe as douradas durante 4 minutos – cuidado para não ficar demasiado dourado. Retire e cubra frouxamente com papel alumínio para descansar e manter quente.

Enxague a batata ralada e depois seque-a com papel de cozinha. Aqueça o óleo de girassol, em seguida, frite a batata por cerca de 1 minuto até dourar e ficar crocante. Escorra para um prato forrado com papel de cozinha. Sirva o peixe e as batatas com um pouco de aioli nduja e agrião.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais