Home Travel48 horas DUBAI, EAU

DUBAI, EAU

by Food and Travel Portugal
DUBAI, EAU

Admire os centros comerciais gigantescos, beba um ‘camelccino’ ao pequeno-almoço, aproveite o calor e vagueie pelos souks. Susanna Dansie é a nossa guia por esta cidade erguida entre o mar e o deserto.

Porquê ir?

O Dubai é um enigma. Até aos anos 40 não passava de uma pobre aldeia de pescadores no deserto. Se andarmos 70 anos para a frente, vemos agora uma das cidades mais desenvolvidas do mundo – e, em termos de luxo, inigualável. Visite-a pela sua cozinha variada, pelo glamour da vida noturna e calor pelo calor ilimitado, que ronda os 33ºC em junho.

O que fazer?

Comece pelo delírio da altura dos arranha-céus: o Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo e tem um miradouro a 555m. Visite-o durante a noite para se sentir entre as estrelas do céu e as luzes da cidade. O Dubai oferece uma abundância de experiências relacionadas com compras. Faça uma viagem de barco – num abra, construído em madeira – e vá até aos souks de Deira para mergulhar nos têxteis, nas especiarias e no ouro – e não se esqueça de negociar sempre. De seguida, escolha um dos centros comerciais de topo: recomendamos o The Dubai Mall. Faça um intervalo nas suas compras e aventure-se num safari pelo deserto. A cultura beduína, nómada por natureza, é um património nacional intangível. Espreguice-se à frente da fogueira e solte a imaginação enquanto bebe um maravilhoso chá de menta a ver o pôr do sol. Regresse à cidade e dirija-se ao distrito de Bastakiya, onde surgiram os primeiros comerciantes de pérolas da cidade. Admire os pátios elegantes, maravilhe-se com as galerias de arte e toque no último pedaço das muralhas de gesso e coral, do século XIX.

Costumes antigos

Onde ficar?

O Raffles Dubai, em forma de pirâmide, funde a iconografia do antigo Egito com o luxo moderno. Cada quarto tem um serviço de mordomo. Mas, com meia dúzia de bares e restaurantes e a curta distância do Wafi Mall, há tentações mais que suficientes para nos mantermos entretidos fora dos quartos. Se é um romântico, fique no One & Only Royal Mirage, que parece saído das páginas do Mil e Uma Noites. Absorva o luxo dos jardins e surpreenda-se com a arquitetura complexa, antes de passear até à praia privada do hotel. O Four Seasons, na Jumeirah Beach, tem um dos spas mais opulentos da cidade. O Pearl Spa inclui banho turco, jacuzzi, uma fonte de gelo e um rain shower.

Comprando produtos no souk

Onde comer e beber?

Com nomes como Gordon Ramsay, Gary Rhodes e Jason Atherton na cidade, não há falta de opções para os viajantes exigentes. Para ter uma experiência típica do Médio Oriente, visite o The Majlis, um espaço onde o leite de camelo é o principal ingrediente da ementa – utilizado nos cafés, bolos e sanduíches. Peça um manakish (uma espécie de pão) com queijo de camelo seguido por um camelccino feito com grãos torrados no próprio estabelecimento. O novo restaurante de Atherton, Marina Social, abriu há poucos anos, no Intercontinental. Se o sol da tarde ficar demasiado quente, siga para o Ossiano um restaurante de marisco localizado num aquário. O gaspacho de lagosta é um dos pratos que vai querer saborear – os preços são coerentes com a experiência absolutamente incrível. Para bons cocktails, vá até ao Bahri Bar, onde poderá admirar a vista sobre o Golfo Pérsico e o hotel Burj Al Arab. O brunch, de três pratos, servido na Glasshouse Brasserie tornou-se uma instituição às sextas-feiras, entre os mais jovens. Vai encontrar pargo frito, salsichas de Cumberland e champanhe ilimitado.

A ficar sem tempo?

Veja a cidade de um ângulo completamente diferente através de um voo panorâmico ao longo da costa.

Dica de viagem

Informe-se sobre as regras de etiqueta antes de ir. Reserve sempre um táxi se consumir bebidas alcoólicas porque a tolerância nas estradas é zero e as penas são pesadas.

Andando de camelo durante o pôr do sol

Informação de viagem

A moeda utilizada é o dirham dos Emirados Árabes Unidos e o fuso horário é de três horas a mais que Portugal. O tempo de viagem desde Lisboa é de cerca de 8 horas.

Como chegar

A Emirates tem voos diretos de Lisboa para o Dubai, todos os dias.

Fontes de Informação

Visit Dubai é o site gerido pelo Departamento de Turismo, carregado de ideias e conselhos para a sua viagem.

Leitura adicional

Dubai: The Story of the World’s Fastest City por Jim Krane relata as mudanças políticas e culturais que transformaram a cidade nos últimos 60 anos.

Veja outros artigos