Home Food ÉCLAIRS DE VIOLETA E LIMÃO

ÉCLAIRS DE VIOLETA E LIMÃO

por Food and Travel Portugal
ÉCLAIRS DE VIOLETA E LIMÃO

Faz 12 unidades

INGREDIENTES:

185g de farinha simples
1 ½ colher de sopa de açúcar
¼ de colher de chá de sal
125g de manteiga
250ml de água
4 ovos
Para o creme de pasteleiro
250ml de natas para bater
raspas de ½ limão
1 ½ colheres de sopa de sumo de limão
2 ¼ colheres de sopa de açúcar em pó
Para a cobertura
Corante alimentar violeta
125g de açúcar em pó
Para as violetas cristalizadas
24 violetas
55g de açúcar
1 clara de ovo
pincel pequeno
2 sacos de pasteleiro
tabuleiro ou formas de éclair


PREPARAÇÃO:

Para fazer as violetas cristalizadas, lave as flores e seque-as gentilmente. Coloque o açúcar num prato de sobremesa. Usando um pincel pequeno, espalhe um pouco de clara de ovo em cada flor e depois mergulhe-a no açúcar. Coloque numa grelha de arame e deixe durante a noite para endurecer.

Para fazer a massa choux, pré-aqueça o forno a 190ºC e forre dois tabuleiros com papel vegetal. Misture a farinha, o açúcar e o sal numa taça. Aqueça a manteiga e a água numa panela, mexendo até que a manteiga derreta. Retire do lume e rapidamente adicione os ingredientes secos, mexendo constantemente. Com uma colher de pau, bata a mistura até formar uma bola de massa que não cole na panela e depois volte para o lume e mexa mais um minuto ou dois.

Transfira a mistura para a tigela de uma batedeira e deixe arrefecer 5 minutos. Bata os ovos noutra taça. Ligue a batedeira e adicione lentamente os ovos. No começo, parecerá que os ovos não se misturam, mas continue até obter uma pasta lisa e brilhante. Coloque a pasta num saco de pasteleiro com um bico liso e faça uma linha de 13cm de massa para cada éclair. Alise o topo de cada um com um dedo molhado em água.

Reduza o forno para 180ºC e deixe 25-35 minutos até dourar. Retire do forno e use uma faca para fazer um buraco em cada éclair. Reduza a temperatura para 160ºC e volte a pôr os bolos no forno por mais 5-10 minutos para secarem.

Para fazer o creme de recheio, bata as natas até estas formarem picos macios. Adicione as raspas de limão, o sumo e o açúcar em pó e continue a bater até formar picos rígidos. Recheie os éclairs com o creme.

Para decorar os éclairs, misture o açúcar em pó com 3-4 colheres de chá de água. Acrescente uma gota de corante alimentar de cada vez, até alcançar a cor desejada. Espalhe a cobertura ao longo de cada éclair ou mergulhe-os.

Coloque duas violetas cristalizadas no topo de uma extremidade de cada éclair.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais