Começou a Campanha da Cereja do Fundão, iniciativa promovida pelo município e que decorre nos meses de junho e julho para divulgar o produto e a região.
Em estreia este ano está a plataforma online de venda de cereja, onde é possível adquirir produtos como licores, doces, chás e infusões e, claro, cerejas. É também através deste site que está disponível o Apadrinhamento de Cerejeiras do Fundão que este ano é oferecido a todos os bebés que nasçam em Portugal no mês de junho, mediante inscrição. Mas este gesto pode ser realizado por todos! Miúdos e graúdos podem juntar-se a esta causa, contribuindo para a regeneração da natureza, e ajudando a cuidar de uma cerejeira.
Para isso, e por um valor de 20€, é possível ser padrinho ou madrinha de uma cerejeira, colher os seus frutos, e ainda receber de oferta 2kg de cerejas do Fundão. Um simples gesto, uma causa nobre e cheia de sabor!
Também em Lisboa e no Porto a cereja do Fundão ganha destaque este mês, com a realização de mais uma edição da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, que decorre de 18 de junho a 4 de julho em prestigiados restaurantes, que irão apresentar nos seus menus pratos originais com a cereja do Fundão.

Este ano, a Rota conta já com a confirmação da participação dos restaurantes:
– Tasca da Esquina (chef Vítor Sobral);
– Loco, (chef Alexandre Silva);
– Ibo (chef João Pedro Pedrosa);
– O Frade (chef Carlos Afonso);
– Kanazawa (chef Paulo Morais);
– Sala de Corte (chef Luís Gaspar);
– The Oitavos (chef Cyril Devilliers);
– Euskalduna e Semea (chef Vasco Coelho Santos);
– Almeja (chef João Cura).
Já a decorrer e até 30 de junho, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” reúne diversas propostas de restaurantes e pastelarias da região, que dedicam menus e doçaria a este fruto. A cereja desperta a criatividade e incentiva a inovação que, ano após ano, aqui se tem verificado e se pode encontrar em pratos tão surpreendentes como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas e em sobremesas como a tigelada de cereja ou o arroz doce de cereja.

PROGRAMA GERAL:
- Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” – 1 a 30 de junho em restaurantes da região;
- Festa da Cereja (online) – 11 a 13 de Junho – concertos, teatro, animação para crianças;
- Rota Gastronómica Cereja do Fundão – 18 de junho a 4 de julho em restaurantes em Lisboa e Porto;
- Apadrinhamento de Cerejeiras – oferta de kit a bebés nascidos em Portugal no mês de junho, e disponível para aquisição para o público em geral (inclui voucher de 10% de descontos em restaurantes e hotéis, aderentes, bem como em produtos comercializados nos Postos de Turismo do concelho do Fundão – Fundão, Castelo Novo e Alpedrinha);
- Plataforma de venda de produtos do Fundão online: produtos de cereja e outros produtos do Fundão, como queijos, enchidos, vinhos, compotas, azeite…;
- Turismo Ativo e de Experiências – Tempo de Cerejas – programas turísticos, talks and walks, voos de balão, apanha da cereja, cereja tour de tuk tuk, cestas de piquenique, entre outras atividades;
- Lançamento de livro de receitas de Cereja do Fundão – desenvolvido pela Escola Profissional do Fundão, numa compilação de receitas de diversas iniciativas da EPF ao longo dos últimos anos.
Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!