Home Eventos EM TEMPO DE CEREJAS, O MUNICÍPIO DO FUNDÃO CONVIDA A APADRINHAR UMA CEREJEIRA

EM TEMPO DE CEREJAS, O MUNICÍPIO DO FUNDÃO CONVIDA A APADRINHAR UMA CEREJEIRA

por Food and Travel Portugal
EM TEMPO DE CEREJAS, O MUNICÍPIO DO FUNDÃO CONVIDA A APADRINHAR UMA CEREJEIRA

Começou a Campanha da Cereja do Fundão, iniciativa promovida pelo município e que decorre nos meses de junho e julho para divulgar o produto e a região.

Em estreia este ano está a plataforma online de venda de cereja, onde é possível adquirir produtos como licores, doces, chás e infusões e, claro, cerejas. É também através deste site que está disponível o Apadrinhamento de Cerejeiras do Fundão que este ano é oferecido a todos os bebés que nasçam em Portugal no mês de junho, mediante inscrição. Mas este gesto pode ser realizado por todos! Miúdos e graúdos podem juntar-se a esta causa, contribuindo para a regeneração da natureza, e ajudando a cuidar de uma cerejeira.

Para isso, e por um valor de 20€, é possível ser padrinho ou madrinha de uma cerejeira, colher os seus frutos, e ainda receber de oferta 2kg de cerejas do Fundão. Um simples gesto, uma causa nobre e cheia de sabor!

Também em Lisboa e no Porto a cereja do Fundão ganha destaque este mês, com a realização de mais uma edição da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, que decorre de 18 de junho a 4 de julho em prestigiados restaurantes, que irão apresentar nos seus menus pratos originais com a cereja do Fundão.

Este ano, a Rota conta já com a confirmação da participação dos restaurantes:
Tasca da Esquina (chef Vítor Sobral);
Loco, (chef Alexandre Silva);
Ibo (chef João Pedro Pedrosa);
O Frade (chef Carlos Afonso);
Kanazawa (chef Paulo Morais);
Sala de Corte (chef Luís Gaspar);
The Oitavos (chef Cyril Devilliers);
Euskalduna e Semea (chef Vasco Coelho Santos);
Almeja (chef João Cura).

Já a decorrer e até 30 de junho, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” reúne diversas propostas de restaurantes e pastelarias da região, que dedicam menus e doçaria a este fruto. A cereja desperta a criatividade e incentiva a inovação que, ano após ano, aqui se tem verificado e se pode encontrar em pratos tão surpreendentes como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas e em sobremesas como a tigelada de cereja ou o arroz doce de cereja.

Passeios de balão

PROGRAMA GERAL:

  • Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” – 1 a 30 de junho em restaurantes da região;
  • Festa da Cereja (online) – 11 a 13 de Junho – concertos, teatro, animação para crianças;
  • Rota Gastronómica Cereja do Fundão – 18 de junho a 4 de julho em restaurantes em Lisboa e Porto;
  • Apadrinhamento de Cerejeiras – oferta de kit a bebés nascidos em Portugal no mês de junho, e disponível para aquisição para o público em geral (inclui voucher de 10% de descontos em restaurantes e hotéis, aderentes, bem como em produtos comercializados nos Postos de Turismo do concelho do Fundão – Fundão, Castelo Novo e Alpedrinha);
  • Plataforma de venda de produtos do Fundão online: produtos de cereja e outros produtos do Fundão, como queijos, enchidos, vinhos, compotas, azeite…;
  • Turismo Ativo e de Experiências – Tempo de Cerejas – programas turísticos, talks and walks, voos de balão, apanha da cereja, cereja tour de tuk tuk, cestas de piquenique, entre outras atividades;
  • Lançamento de livro de receitas de Cereja do Fundão – desenvolvido pela Escola Profissional do Fundão, numa compilação de receitas de diversas iniciativas da EPF ao longo dos últimos anos.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais