Home FoodReceitasEntradas EMPANADA FILIPINA

EMPANADA FILIPINA

by Food and Travel Portugal
EMPANADA FILIPINA

Faz 12 unidades

Esta empanada nasce da mistura de culturas que compõem a culinária filipina. A gema de ovo líquida por dentro é uma surpresa saborosa.

INGREDIENTES:

12 folhas de banana levemente oleadas, cortadas em quadrados de 14cm
óleo vegetal para fritar
Para a massa
90ml de óleo vegetal
1 colher de chá de colorau
150g farinha de arroz
150g farinha simples
Para o recheio
150g de repolho em tiras finas
100g de cenoura ralada
1 cebola grande ralada
12 ovos
150g de chouriço de carne, picado, sem a pele exterior


PREPARAÇÃO:

Para fazer a massa, coloque o óleo e o colorau numa panela pequena em lume baixo até aquecer. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente.

Coloque as farinhas numa taça e faça um buraco ao centro. Adicione 120ml de água e o óleo de colorau no buraco e mexa até formar uma massa. A seguir coloque a massa numa superfície de trabalho limpa (não há necessidade de enfarinhar, pois o óleo não deixa que a massa cole) e amasse por 3-5 minutos ou até ficar flexível. Coloque a massa numa taça limpa, cubra e deixe ficar 1 hora.

Para o recheio, misture o repolho, a cenoura e a cebola numa taça. Separe os ovos, com cuidado para não partir as gemas. Coloque cada gema numa tacinha ou chávena separada. Adicione as claras de ovo à mistura de vegetais
e misture bem.

Para fazer as empanadas, divida a massa, os legumes e o chouriço em 12 porções. Fazendo uma empanada de cada vez, estenda uma porção de massa em cada pedaço de folha de banana criando uma roda fina, com cerca de 12cm de diâmetro. Organize a mistura de vegetais em meio círculo, na borda da massa, deixando espaço livre na borda externa, depois coloque o chouriço no centro.

Cuidadosamente coloque uma gema de ovo por cima da carne, depois dobre a empanada pela metade para fazer um semicírculo, pressionando a borda para selar bem. Repita com a massa e recheios restantes. Encha uma panela grande e profunda ou um wok com dois terços de óleo e aqueça até 180°C ou até um cubo de pão ficar dourado em 15 segundos. Para fritar, mergulhe as empanadas, uma de cada vez, no óleo quente, segurando a folha de banana no óleo até separar-se da empanada. Não cozinhe a folha. Frite até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e escorra em papel de cozinha. Sirva quente.

Veja outros artigos