Início Food ENTRECOSTO DE PORCO ASSADO COM MOLHO DE MARMELOS

ENTRECOSTO DE PORCO ASSADO COM MOLHO DE MARMELOS

by Food and Travel Portugal
ENTRECOSTO DE PORCO ASSADO COM MOLHO DE MARMELOS

Para 4-6 doses

Já sabemos que o marmelo (em geleia ou em pasta) faz uma excelente combinação com queijo. Mas não só. Depois de derretido, com um pouco de vinagre à mistura para dar acidez, transforma-se numa deliciosa cobertura de pratos salgados.

INGREDIENTES

1,2Kg de entrecosto em piano

1½ colher de sopa de sal marinho

10 grãos de pimenta preta

3 folhas de louro

Para a cobertura de marmelos

200g de marmelos

50ml de vinagre balsâmico

50g de açúcar mascavado escuro

Madeira de carvalho ou faia

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque a peça de entrecosto num tabuleiro grande e fundo, encha com 3 litros de água e adicione o sal, a pimenta e as folhas de louro. Cubra com papel alumínio e leve ao forno 1½ horas, até que a carne fique a soltar-se do osso. Remova o entrecosto do forno e deixe arrefecer cerca de uma hora para ficar firme.

Entretanto, faça a cobertura de marmelos. Coloque todos os ingredientes numa panela com 300ml de água e mexa em lume brando até ficar tudo derretido.

Acenda o grelhador. Coloque a madeira diretamente sobre o carvão e deixe começar a fumar. Barre o entrecosto com a cobertura e depois coloque-o na zona de maior calor do grelhador. Asse 2 minutos de cada lado e depois passe o entrecosto para a zona de calor indireto. Barre com mais cobertura. Feche a tampa do grelhador e continue a assar a carne, virando e barrando com a cobertura a cada 3 minutos mais ou menos, até ganhar uma crosta brilhante e consistente.

Sirva o entrecosto com a restante cobertura à parte.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos