A exposição em Lousa, Loures, inclui ilustrações, utensílios, maquetes 3D e testemunhos. Está aberta ao público, gratuitamente, mediante marcação.
O Espaço Memória quer exaltar e dar a conhecer a cultura e identidade da Região Saloia, assim como defender o queijo fresco como um produto endógeno desta região. A exposição tem curadoria pedagógica da museóloga e historiadora Ana Paula Assunção e é de entrada gratuita.
A exposição está dividida em duas áreas: na primeira, encontram-se ilustrações que representam o séc. XII , de autoria de Pedro Alves, acompanhadas por um relato áudio da história da Região Saloia. Podem também ouvir-se testemunhos de alguns saloios, que contam na primeira pessoa como foi e é viver e trabalhar na região, sendo lavadeiras, agricultores ou queijeiros. Na segunda sala estão expostos utensílios do dia-a-dia e maquetes 3D da arquitetura da época, desenvolvidas pelo artesão local Joaquim Franco.
Todo o trabalho de investigação ficou a cargo de Ana Paula Assunção, doutorada em Turismo, mestre em História Regional e Local e museóloga, que em 2020 foi distinguida com o Prémio Museóloga do Ano, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Marcações de visitas: espacomemoria@tete.pt
Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.