Início Travel48 horas FARO, PORTUGAL

FARO, PORTUGAL

by Food and Travel Portugal
FARO, PORTUGAL

Primeiro desfrute da Praia da Ilha. Depois, deambule pelas ruas e monumentos de uma cidade plana, luminosa e acolhedora, como nos conta Vítor Ribeiro.  

Porquê ir?

Quando visitamos Faro, descobrimos uma outra realidade do Algarve, região mais conhecida pelas praias de areia branca e águas tépidas. Por esta região andaram, desde o século Vlll a. C. até aos nossos dias, fenícios, cartagineses, romanos, árabes e portugueses… Digamos que, por aqui, a “globalização” começou há muito.

 

O que fazer?

Igreja da Sé de Faro

Partamos em direcção à Praia da Ilha, situada a cerca de 7 Km de Faro, na Península do Ancão. Lá chegaremos de carro, barco (alugado ou carreira), bicicleta ou camioneta de transporte colectivo que, com razoável regularidade, passa pelo centro da cidade.

Cumprido um percurso de pouco mais de um quarto de hora e uma vez estacionado o carro (manobra por vezes difícil, sobretudo nos meses de Verão), teremos acesso a uma das mais extensas praias do Algarve. Se virados a sul, temos a imensidão do Atlântico. Para norte, estende-se o sapal da Ria Formosa, com fauna e flora oficialmente classificadas e protegidas. Mais ao fundo, na linha do horizonte, vê-se a majestática Serra do Caldeirão.

Se caminhar à beira-mar, com passo estugado e respiração adequada, em menos de meia hora alcançará a solidão propiciada por dunas que convidam à prática da meditação e (ou) naturismo em paz, sossego e segurança. Com a ajuda de um chapéu-de-sol, protector solar, garrafa de água e algumas sandes, passará um dia inesquecível.

Caso sinta falta de algo mais citadino, conte com restaurantes, cafés e esplanadas de vários tamanhos e conteúdos. Os mais jovens podem frequentar o Centro Náutico da Câmara Municipal 289 819 348 e dar largas à prática da canoagem, vela, ski náutico, wind surf…

Voltando à cidade, divague agora por Faro, partindo, ao início da manhã, com temperatura ainda amena, do centro histórico onde se situam o Paço Episcopal, a Câmara Municipal e a Sé Catedral. Atrás desta, surge o Largo D. Afonso III, rei português que, em 1249, conquistou Faro aos mouros e, por isso, ali é homenageado com uma estátua de considerável porte. Na mesma praça pode visitar o Museu Municipal, instalado no antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção, onde se expõe um importante acervo da presença dos romanos na região.

Caminhando para nascente e depois de atravessar o Arco do Repouso, visite a Igreja de S. Francisco (século XVII), cujos azulejos e talha dourada merecem espanto.

Procure em seguida a Rua de Santo António, artéria pedonal com comércio interessante. Dirija-se para norte, até chegar ao mercado municipal, importante para observar e sentir o modo de ser e de estar da população local. Não perca as bancas de venda de pescado. Aos nossos olhos surgirá um sortido de peixes e mariscos, com qualidade e frescura que nos inquietam o apetite.

Caminhe um pouco mais e encontrará, entre o Estádio Municipal de Futebol e o Hospital de Faro, um tão discreto quanto inesperado Cemitério Judaico e um pequeno núcleo museológico.

Por fim, dirija-se à Ermida de Santo António do Alto e, com bons modos e alguma paciência, tente subir à torre de atalaia, o ponto mais alto da cidade. Dali se alcança uma paisagem soberba de 360º. Dê especial atenção à Ria Formosa, telúrica e ancestral na maré vazia e de uma beleza comovedora quando a maré vai cheia.

 

Onde ficar?

Faro dispõe de uma muito razoável oferta hoteleira, com preços relativamente módicos. Para lá de uma miríade de hostels e residenciais, encontramos no centro da cidade os “clássicos” Hotel EVA e o Hotel Faro. Na Praia da Ilha destaca-se o Hotel Aeromar que, não sendo local de luxo, é acolhedor e familiar.

 

Hotel Eva, em Faro

Onde comer e beber?

Em Faro ou em qualquer outro ponto do Algarve, não deixe de experimentar o arroz de lingueirão, o bife de atum (grelhado ou de cebolada) e as papas de xarém com amêijoas ou conquilhas, tesouros da mais tradicional cozinha portuguesa. Os pratos de peixe predominam em diversas modalidades: cozido, grelhado, frito, de caldeirada… No que respeita a restaurantes, destacamos, em Faro, o Faz Gostos e o Taska, 289 824 739. Mesmo no centro da cidade, na marina, junto à ria, estão à nossa disposição o Clube Naval 289 823 434 e o Faro e Benfica 289 821 422. Na Praia da Ilha recomendam-se o Zé dos Matos, 289 033 664 e o Roque, 289 817 868, ambos na avenida Poente. O digestivo, ou qualquer outra bebida, poderá ser tomado numa das dezenas de bares e pubs situados também no centro, na Rua do Crime, local de grande animação e convívio. Não se esqueça de provar a aguardente de medronho, bem fresca ou natural, conforme os gostos. Em seguida, não conduza…

 

A ficar sem tempo?

No final do dia, na esplanada do hostel bar WAX, na Praia da Ilha, aprecie um copo de vinho branco bem fresco, enquanto assiste ao pôr-do-sol. Reconciliamo-nos com a vida e com o Mundo. Pelo menos por alguns momentos.

 

Dica de viagem

Geralmente no terceiro fim-de-semana de Julho, decorre uma das maiores concentrações europeias de motards. Mais de 20 mil pessoas desfilam pelas ruas, exibindo motos aparatosas, complexas ou rudimentares, libertadoras de inesquecíveis decibéis…

 


Fontes de Informação

No site do Turismo de Faro vai encontrar informações sobre a cidade, incluindo os eventos culturais previstos para o verão. Para informações sobre a região do Algarve pode consultar também visitalgarve.pt e turismodoalgarve.pt

 


Temperatura Média e Pluviosidade:

 

                   Jan          Fev          Mar          Abr          Mai          Jun          Jul          Ago          Set          Out          Nov          Dez

Mín ºC        8              9            10            11           13            17           19           19           18          15             12           10

Máx ºC      16            16           19            20         22            25            28           28           27          23            19            17

mm             2              2              1             1             1             0              0             0             0              3             3            3

 

Para mais artigos sobre viagens compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

 

Veja outros artigos