Home Food FIDEUÁ NO CARVÃO COM CAMARÃO, FRANGO E LULAS

FIDEUÁ NO CARVÃO COM CAMARÃO, FRANGO E LULAS

por Food and Travel Portugal
Fideau com frango e marisco

Para 8 doses

Prato original da região de Valência, o fideuá é como uma paella, com pedaços de massa e não arroz. Esta receita não é adequada caso tenha uma churrasqueira a gás.

INGREDIENTES:

½ colher de chá de estames de açafrão (cerca de 8)
625ml de vinho branco seco
6 coxas de frango, com pele
65ml de azeite extra virgem, mais extra para pincelar
450g de camarão (12-16 camarões)
450g de lulas limpas
1 cebola amarela, cortada em pedaços médios
1 colher de sopa de alho esmagado (cerca de 3 dentes)
450g de massa aletria ou vermicelli crua, dividida em pedaços de 2½cm
1,5 litros de caldo de galinha ou peixe, mais 65ml extra
625ml de puré de tomate ou molho de tomate, mais 65ml extra
1 colher de chá de cominhos em pó
2 colheres de chá de Pimentón de la Vera
1 colher de chá de orégãos secos (ou ½ colher de chá de orégãos frescos picados)
½ colher de chá de piripiri em flocos
½ colher de chá de pimentão doce
1 colher de sopa cheia de salsa picada
Panela de paella de 43 a 53cm


PREPARAÇÃO:

Coloque os fios de açafrão numa taça pequena e despeje o vinho branco sobre eles. Deixe de lado. Pode grelhar o frango e o marisco na grelha ou em espetos.

Esfregue as coxas de frango com um pouco de azeite a toda a volta e coloque-as na grelha com a pele para baixo. Enquanto as coxas estão na grelha, tempere-as com cerca de 1 colher de chá de sal marinho e ¼ de colher de chá de pimenta preta. Grelhe o frango por cerca de 4 minutos, depois vire e grelhe por mais 4 minutos. O objetivo é que o frango fique quase feito – um pouco rosa no centro para terminar de cozinhar na panela da paella.

Enquanto o frango estiver a grelhar, esfregue os pedaços de camarão e lula com azeite. Remova o frango da grelha e reserve. Coloque o camarão e a lula no grelhador e tempere com sal e pimenta. Mais uma vez, não ficam cozidos inteiramente porque queremos que eles terminem na panela da paella.

Cozinhe o camarão por menos de 2 minutos de cada lado, e a lula por 1-2 minutos por lado. Tire-os da grelha e reserve. Levante cuidadosamente o suporte da grelha e deixe-o de lado. Se estiver a cozinhar no carvão, acrescente mais 2 a 3 kg de carvão ao que já está a queimar. O fogo deverá ficar quente o tempo todo em que o fideuá estiver a cozinhar.

Dê ao carvão 5 minutos para queimar e depois arrume a panela com a paella diretamente no carvão. Quando a panela da paella estiver quente, coloque o azeite. Quando o azeite estiver quente, adicione a cebola e cozinhe até ficar macia, cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o alho e cozinhe por 30 segundos.

De seguida, adicione todos os pedaços de massa quebrados. Torre a massa na panela até ganhar um tom castanho claro, mexendo sempre e, depois, verta a mistura de açafrão e vinho.

Quando quase todo o vinho tiver evaporado, despeje 625ml de caldo. Cozinhe até que a maior parte do caldo tenha evaporado, cerca de 5 minutos. Adicione mais 250ml de caldo e cozinhe novamente até a maior parte do líquido se evaporar. Adicione outra chávena, deixe cozinhar até quase secar, e assim por diante, até que tenha usado todo o caldo, com exceção dos últimos 65ml que estão separados até que o prato esteja pronto.

Despeje 500ml do molho de tomate. Adicione o cominho, o pimentão-doce, o orégão, o piripiri e o pimentón. Adicione 2 colheres de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta preta e mexa. Verta mais 125ml de molho de tomate. Deixe cozinhar um pouco antes de adicionar mais, assim como fez com o caldo. Se notar pontos quentes – áreas que estão a ferver mais vigorosamente – gire a panela sobre as brasas.

Adicione o frango e o marisco à panela; a partir daqui não vai mexer mais. Para um fideuá com melhor aparência, adicione o frango à panela num círculo uniforme a meio caminho da borda da panela com as marcas da grelha voltadas para cima.

Adicione o camarão num círculo um pouco mais perto do centro da panela com todas as caudas apontando na mesma direção. Por fim, adicione a lula ao centro. Está feito quando a panela estiver quase seca, mas não espere que a massa queime. Assim como com a paella, pretende-se um pouco de crosta no fundo da panela. Se a massa parecer muito seca neste ponto, despeje os 65ml restantes de molho de tomate e 65ml de caldo, mas somente se a massa estiver seca e a panela não estiver muito cheia.

Tire a panela do fogo e polvilhe com salsa antes de servir.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista numa papelaria perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais