Para 4 doses
INGREDIENTES
Para o sorbet
7 clementinas pequenas
225g de açúcar
Sumo de 2 limas
75g de glucose líquida
2 colheres de sopa de triple sec (Cointreau, Grand Marnier ou outro licor cítrico)
Para o açúcar laranja
100g de açúcar
Sumo de 2 clementinas firmes
Para as filhós
3 clementinas cozidas (reservadas a partir da receita do sorbet)
Sumo de uma clementina pequena
50g de açúcar
85g de manteiga, cortada em cubos
90g de farinha
½ colher de chá de fermento em pó
3 ovos pequenos, batidos
200ml de óleo de girassol para fritar
PREPARAÇÃO
Para fazer o sorbet, coloque as clementinas numa panela, cobertas com água fria. Depois de levantar fervura, deixe cozer 5 minutos e escorra. Cubra novamente com água fria e adicione 150g de açúcar. Leve a ferver em lume brando e deixe cozer 15 minutos, até que as frutas fiquem macias. Escorra e reserve o líquido da cozedura. Reserve 3 clementinas inteiras para utilizar nas filhós.
Coloque as restantes 4 clementinas num processador de alimentos, junte uma colherada do líquido da cozedura e reduza a puré. Adicione mais 250ml do líquido (descarte o restante), junte o açúcar, o sumo de lima, a glucose e o triple sec e bata tudo.
Passe o puré para um recipiente próprio e leve ao congelador 3 horas. Com a ajuda de um garfo, raspe os cristais de gelo que se acumulam no topo da mistura, envolva tudo e deixe no congelador mais 3 horas. Coloque tudo num processador e desfaça até obter um sorbet cremoso. Deixe no congelador mais 1 hora, no mínimo, antes de servir.
Para fazer o açúcar laranja, misture o açúcar e as raspas e reserve.
Para fazer as filhós, coloque as 3 clementinas reservadas num processador e reduza a puré, juntamente com o sumo e o açúcar. Vai precisar de cerca de 200ml de puré. Coloque o puré numa panela com a manteiga e deixe ferver, retirando do lume de imediato. Mexa para misturar a manteiga. Misture a farinha com o fermento e depois junte-os ao puré, de uma só vez. Mexa com uma colher de pau até formar uma bola de massa macia. Deixe arrefecer alguns minutos. Junte o ovo batido e misture.
Aqueça o óleo num wok e, cuidadosamente, deixe cair colheradas de massa para fritar. Faça 3-4 de cada vez e deixe cerca de 5 minutos – virando uma vez – até as filhós ficarem douradas. Transfira para um tabuleiro forrado com papel alumínio e leve ao forno baixo até que fiquem todas prontas. Polvilhe as filhós com o açúcar laranja e sirva-as mornas com o sorbet.
Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.