Home FoodReceitasEntradas FOCACCIA PUGLIESE (RECEITA DE LECCE, ITÁLIA)

FOCACCIA PUGLIESE (RECEITA DE LECCE, ITÁLIA)

por Food and Travel Portugal
FOCACCIA PUGLIESE (RECEITA DE LECCE, ITÁLIA)

Para 2 porções de focaccia

Se visitar a Apúlia, Itália, vai encontrar focaccia em todas as padarias. Todos os dias, à hora do almoço, as pessoas fazem filas para comprar uma fatia antes de irem passear até ao porto ou tomar um aperitivo.

O tomate italiano deve ser utilizado da forma mais natural possível.

 

INGREDIENTES

300g de batata comum

1kg de farinha, mais extra para polvilho

25g de fermento em pó instantâneo

1 colher de chá de açúcar refinado

2 colheres de sopa de sal fino

200ml de azeite

2 tomates em cacho

Uma mão cheia de azeitonas verdes, com caroço

Sal marinho

1 colher de chá de orégãos

 

PREPARAÇÃO

Coza as batatas até ficarem macias, escorra-as e deixe-as arrefecer ligeiramente antes de as descascar e esmagar.

Disponha a farinha numa superfície de trabalo limpa e plana (uma tábua de madeira grande serve perfeitamente) ou coloque-a numa tigela grande. Faça um buraco no centro e coloque o puré de batata. Misture bem.

Numa tigela dissolva o fermento em 250ml de água morna e junte o açúcar. Numa tigela diferente, verta 200ml de água a ferver e adicione o sal.

Para fazer a massa, adicione, gradualmente, primeiro a água com fermento e depois a água salgada. Vá mexendo com as mãos até obter uma bola de massa suave e aderente. Adicione um pouco mais de água, se necessário.

Polvilhe com um pouco de farinha na superfície de trabalho e, se amassou a mistura numa tigela, transfira-a para a superfície. Trabalhe a massa esticando-a para a frente e dobrando-a para trás algumas vezes com a parte de trás da palma das suas mãos. Dobrando a massa 90º de cada vez. Repita este movimento de esticar e dobrar durante 5-7 minutos (raspe qualquer resíduo de massa que possa ir ficando colado à superfície durante o processo). Vai querer uma massa suave e aderente.

Coloque a massa numa tigela grande. Polvilhe com alguma farinha e cubra com um pano húmido, assegurando-se de que há bastante espaço para a massa crescer. Deixe fermentar durante 2 horas ou até duplicar o seu tamanho.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte 2 formas antiaderentes de tarte (com 30cm de diâmetro) com 100ml de azeite cada uma. Divida a massa ao meio e espalhe para cobrir toda a base da forma – use o azeite que transbordar da forma para barrar a superfície.

Pique os tomates grosseiramente e esfregue os pedaços ao longo da focaccia, espalhando o seu sumo. De seguida, deixe os pedaços de tomate à superfície da focaccia, juntamente com as azeitonas. Tempere com sal marinho e orégãos.

Coloque as formas no forno durante 20 minutos, até o topo da focaccia ficar dourado. Sirva quente e crocante.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais