Para 2 porções de focaccia
Se visitar a Apúlia, Itália, vai encontrar focaccia em todas as padarias. Todos os dias, à hora do almoço, as pessoas fazem filas para comprar uma fatia antes de irem passear até ao porto ou tomar um aperitivo.
O tomate italiano deve ser utilizado da forma mais natural possível.
INGREDIENTES
300g de batata comum
1kg de farinha, mais extra para polvilho
25g de fermento em pó instantâneo
1 colher de chá de açúcar refinado
2 colheres de sopa de sal fino
200ml de azeite
2 tomates em cacho
Uma mão cheia de azeitonas verdes, com caroço
Sal marinho
1 colher de chá de orégãos
PREPARAÇÃO
Coza as batatas até ficarem macias, escorra-as e deixe-as arrefecer ligeiramente antes de as descascar e esmagar.
Disponha a farinha numa superfície de trabalo limpa e plana (uma tábua de madeira grande serve perfeitamente) ou coloque-a numa tigela grande. Faça um buraco no centro e coloque o puré de batata. Misture bem.
Numa tigela dissolva o fermento em 250ml de água morna e junte o açúcar. Numa tigela diferente, verta 200ml de água a ferver e adicione o sal.
Para fazer a massa, adicione, gradualmente, primeiro a água com fermento e depois a água salgada. Vá mexendo com as mãos até obter uma bola de massa suave e aderente. Adicione um pouco mais de água, se necessário.
Polvilhe com um pouco de farinha na superfície de trabalho e, se amassou a mistura numa tigela, transfira-a para a superfície. Trabalhe a massa esticando-a para a frente e dobrando-a para trás algumas vezes com a parte de trás da palma das suas mãos. Dobrando a massa 90º de cada vez. Repita este movimento de esticar e dobrar durante 5-7 minutos (raspe qualquer resíduo de massa que possa ir ficando colado à superfície durante o processo). Vai querer uma massa suave e aderente.
Coloque a massa numa tigela grande. Polvilhe com alguma farinha e cubra com um pano húmido, assegurando-se de que há bastante espaço para a massa crescer. Deixe fermentar durante 2 horas ou até duplicar o seu tamanho.
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte 2 formas antiaderentes de tarte (com 30cm de diâmetro) com 100ml de azeite cada uma. Divida a massa ao meio e espalhe para cobrir toda a base da forma – use o azeite que transbordar da forma para barrar a superfície.
Pique os tomates grosseiramente e esfregue os pedaços ao longo da focaccia, espalhando o seu sumo. De seguida, deixe os pedaços de tomate à superfície da focaccia, juntamente com as azeitonas. Tempere com sal marinho e orégãos.
Coloque as formas no forno durante 20 minutos, até o topo da focaccia ficar dourado. Sirva quente e crocante.
Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.