Home Food FRANGO COM GRÃO, AMEIXA SECA E LIMÃO DE CONSERVA

FRANGO COM GRÃO, AMEIXA SECA E LIMÃO DE CONSERVA

by Food and Travel Portugal
FRANGO COM GRÃO, AMEIXA SECA E LIMÃO DE CONSERVA

Para 4 doses

INGREDIENTES:

150g de grão seco, demolhado durante a noite
2 cebolas
4 folhas de louro
4 dentes de alho
15g de salsa, talos e folhas separadas
3 colheres de sopa de azeite
pernas, coxas e asas de dois frangos
40g de manteiga
4 cenouras em rodelas grossas
1 colher de chá de cada: paprika, cominhos em pó, coentros em pó e sementes de cominhos
2-3 estames de açafrão
1-2 pitadas de piripiri em flocos
Um pequeno pedaço de canela em pau
300ml de caldo de aves
1 pimento verde grande, sem sementes e cortado grosso
8-12 ameixas secas
4-6 pedaços de limão em conserva, cortados em pedaços do tamanho de uma dentada
pitada de açúcar (opcional)


PREPARAÇÃO:

Escorra e enxagúe o grão e coloque numa panela com metade de uma cebola, 2 folhas de louro, 2 dentes de alhos e os talos de salsa. Cubra com água fria, leve a ferver, e deixe cozinhar, meio tapado, 60-90 minutos ou até os grãos estarem macios (isso depende da idade dos grãos – alguns podem precisar de ainda mais tempo). Escorra, mantendo 300ml do líquido e descartando os sólidos.

Aqueça o azeite numa panela ou frigideira grande e funda em lume médio-alto. Salteie o frango no azeite até dourar de todos os lados e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte a cebola restante, adicione à panela com metade da manteiga e frite suavemente 5-6 minutos. Pele e pique os restantes 2 dentes de alho, adicione à frigideira com as cenouras e salteie mais 1-2 minutos.
Enquanto isso, misture metade da paprika e metade do cominho moído com a restante manteiga e a maioria das folhas de salsa picada e reserve.

Adicione todas as especiarias restantes à panela e frite suavemente por alguns minutos. Adicione o frango e as folhas de
louro restantes seguidas pela água de cozimento do grão, o caldo, uma colher de chá de sal e uma boa pitada de pimenta preta. Deixe ferver e transfira para o forno para cozinhar 60-75 minutos, juntando a pimenta verde, a ameixa, o grão e o limão de conserva após 20-25 minutos. Teste o frango para ver se está cozido, dando-lhe um pouco de tempo extra se necessário. Com uma escumadeira retire todo o frango e vegetais para uma travessa aquecida e mantenha-os quentes.

Coloque os sucos ao lume na panela e corrija o tempero, adicionando uma pitada de açúcar, se achar necessário. Ferva durante alguns minutos, depois junte a manteiga temperada e cozinhe 1-2 minutos. Verta sobre o frango, polvilhe com a salsa picada e sirva com cuscuz.

Para mais receitas adquira já a Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si!

Veja outros artigos