Home FoodReceitasEntradas GASPACHO DE PIMENTO VERMELHO COM MEXILHÃO

GASPACHO DE PIMENTO VERMELHO COM MEXILHÃO

por Food and Travel Portugal
GASPACHO DE PIMENTO VERMELHO COM MEXILHÃO

Para 4 doses como entrada ou 2 doses como prato principal

INGREDIENTES:

Para o gaspacho
4 pimentos vermelhos
300g de tomates maduros de boa qualidade
½ colher de sopa de vinagre de xerez
2 colheres de sopa de azeite extra virgem, mais extra para regar
1 dente de alho descascado
150ml de água (ou mais para a consistência desejada)
Para os mexilhões
150ml de vinho branco ou água, mais, se necessário
650g de mexilhões
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
¼ de colher de chá de açúcar
¼ de uma cebola vermelha, picada muito finamente
2 colheres de sopa de alcaparras escorridas e lavadas
Um pequeno punhado de folhas de coentros
Sumo de limão


PREPARAÇÃO:

Para esfregar e limpar os mexilhões, comece por descartar qualquer um com conchas partidas ou abertas. Encha o lavatório da cozinha com água fria e enxague os mexilhões. Limpe-os, puxando a barba com os dedos, e descartando-a. Use uma escova de vegetais ou um esfregão limpo para esfregar a parte externa das conchas.

Pré-aqueça um grelhador a médio-quente. Grelhe os pimentos vermelhos num tabuleiro, girando-os com uma pinça, até que a pele fique toda escura. Isso levará cerca de 15 a 20 minutos. Transfira os pimentos para um saco de plástico e feche-o. Reserve por 15 minutos.

Depois de arrefecer o suficiente para manusear, remova os pimentos, retire a pele e descarte as sementes. Coloque a polpa no liquidificador com todos os outros ingredientes do gaspacho e triture por 5 minutos ou até ficar extremamente suave. Tempere a gosto e depois transfira para um recipiente coberto e leve ao frigorífico pelo menos por uma hora.

Para cozinhar os mexilhões, coloque 1cm de profundidade de água ou vinho branco numa panela grande e deixe ferver em
lume alto. Adicione os mexilhões, tape e dê um abanão forte. Deixe no lume por 3 minutos e mexa os mexilhões. Se eles não estiverem abertos, coloque a tampa de volta e dê-lhes outro minuto. Escorra através de um coador.

Quando arrefecerem o suficiente para manipular, retire todos os mexilhões das conchas e coloque-os numa tigela. Descarte
todos os que não abrirem. Reserve metade das conchas e lave-as bem.

Organize as conchas de mexilhão numa travessa ou em pratos individuais e coloque os mexilhões de volta nelas. Pode servi-los numa cama de sal grosso para os manter direitos. Coloque o vinagre de vinho tinto, o açúcar e uma pitada de sal num copo pequeno ou caneca, mexa para dissolver e junte a cebola vermelha.

Regue os mexilhões, salpique-os com as alcaparras e as folhas de coentro e adicione um bom toque de sumo de limão. Sirva a sopa fria em taças e adicione um bom fio de azeite. Coma a sopa com as conchas e os mexilhões, tudo de uma só vez.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais