Home Food GELADO DE CARAMELO SALGADO

GELADO DE CARAMELO SALGADO

por Food and Travel Portugal
GELADO DE CARAMELO SALGADO

Faz 1 litro

INGREDIENTES:

470ml de leite integral
210ml de natas
7 gemas grandes
180g de açúcar
½ colher de chá de sal marinho


PREPARAÇÃO:

Despeje o leite e 70ml das natas numa panela pesada e leve a ferver.

Enquanto isso, bata as gemas com 3 colheres de sopa de açúcar numa tigela. Quando o leite cremoso começar a borbulhar ao redor da panela, retire do lume e pingue lentamente para as gemas açucaradas, mexendo sempre.

Despeje a mistura de volta na panela. Adicione o sal e mexa em lume médio até que a mistura engrosse, transformando-se num creme que reveste levemente a parte de trás da colher de pau. Coe o creme por uma peneira fina para uma tigela grande. Deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente para evitar a formação de uma pele.

Enquanto isso, despeje o açúcar restante numa panela pesada e coloque em lume alto. Aqueça o creme restante numa panela pequena. Quando o açúcar começa a derreter e caramelizar as bordas, incline a panela de um lado para o outro para que o açúcar derreta e caramelize uniformemente. Quando o caramelo estiver dourado, retire a panela do lume.

Despeje cuidadosamente o creme quente – recue porque o caramelo quente cuspirá ao entrar em contato com o creme – e agite para misturar. Se houver algum caramelo endurecido, volte a pô-lo na panela para aquecer e mexa até o molho ficar homogéneo.

Deixe arrefecer e coe o molho por uma peneira fina para a tigela contendo o creme. Mexa para misturar bem. Despeje a mistura na tigela de uma máquina de gelado e mexa até ficar macia. Verta o gelado para um recipiente de congelação, cubra e congele até ficar firme.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais