Início Food GELADO DE CREME DE LIMÃO

GELADO DE CREME DE LIMÃO

by Food and Travel Portugal
GELADO DE CREME DE LIMÃO

Para 4-6 doses

 

INGREDIENTES

500ml de leite gordo

175g de açúcar

4 gemas de ovos grandes

2 colheres de sopa de farinha de milho

2 colheres de sopa de leite em pó

Sumo de 1 limão

410g de creme de limão

 

PREPARAÇÃO

Coloque o leite numa panela em lume brando e deixe até se formarem bolhas à volta. Entretanto, coloque o açúcar, as gemas, a farinha de milho e o leite em pó numa taça grande e bata. Se estiver muito rijo, adicione um pouco de leite quente. Quando a mistura estiver macia, reserve.

Junte a mistura ao leite, mexendo continuamente em lume baixo, até atingir 75ºC. Se não tiver um termómetro, mexa por 1 minuto até obter um creme fino. Transfira para uma taça fria e deixe arrefecer completamente.

Coloque o sumo de limão numa taça pequena, misture com 185g de creme de limão e junte à mistura de leite. Leve a mistura à máquina de gelados ou utilize o processo de congelação (descrito na receita de sorbet de manga).

Quando a mistura do gelado estiver pronta, junte o restante creme de limão com ½ colher de chá de água de cada vez, até estar suficientemente macio para fazer as bolas. Coloque 1/3 do gelado num recipiente e regue com 1/3 do creme de limão. Repita o processo mais duas vezes. Leve ao congelador durante um mínimo de 7 horas. Se ficar muito rígido para servir, deixe no frigorífico cerca de 10 minutos.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos