Home Food GELADO DE FAVO DE MEL E CHOCOLATE

GELADO DE FAVO DE MEL E CHOCOLATE

por Food and Travel Portugal
GELADO DE FAVO DE MEL E CHOCOLATE

Para 10-12 doses

Comece pelo menos dois dias antes.

INGREDIENTES:

Para as estrelas de chocolate
250g de chocolate negro, picado
200ml de natas
2 colheres de sopa de amaretto (opcional)
Para o favo de mel
200g de açúcar
5 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Para o gelado
6 gemas
175g de açúcar
1 vagem de baunilha aberta
500ml de natas
250g de crème fraîche


PREPARAÇÃO:

Primeiro faça as estrelas de chocolate. Forre uma forma retangular de 10x20cm com película aderente. Coloque as natas numa panela e leve a ferver, retire do lume e misture o chocolate até derreter, aquecendo suavemente, se necessário.

Adicione o amaretto, se estiver a usar. Despeje na forma preparada, deixe arrefecer e congele por 4 horas até ficar bem firme.

Vire para baixo o chocolate e retire a película aderente. Usando um pequeno cortador em forma de estrela, corte 18 estrelas. Reserve. Usando 3 estrelas de cada vez, coloque cuidadosamente uma em cima da outra e congele até ser necessário.

Para fazer o favo de mel, unte um tabuleiro grande. Coloque o açúcar e o mel numa panela pequena e aqueça ligeiramente, mexendo até o açúcar estar dissolvido. Aumente o lume e ferva a calda até que comece a dourar, cerca de 3-4 minutos.

Retire de imediato a panela do lume e misture o bicarbonato de sódio com uma colher de pau até que espume. Verta no tabuleiro preparado e deixe arrefecer e endurecer, cerca de 30 minutos.

Usando a ponta de um rolo, quebre o favo de mel em pequenos pedaços. Reserve 50g para decoração e o resto para o gelado.

Forre a mesma forma retangular com papel vegetal e unte bem. Coloque as gemas, o açúcar e as sementes da vagem de baunilha numa tigela sobre uma panela com água a ferver levemente. Usando uma batedeira, bata por 3-4 minutos até engrossar e dobrar de volume.

Bata as natas e o crème fraîche numa tigela separada até ficar firme e verta cuidadosamente na mistura de ovos. Divida a mistura uniformemente entre duas tigelas e misture metade do favo de mel em metade da mistura de gelado e coloque na forma preparada. Congele por 1 hora até ficar firme.

Arrume as colunas de estrelas de chocolate tão próximas quanto possível, no centro da forma, e congele por 1 hora.

Junte o favo de mel restante no gelado restante e despeje na forma. Alise a parte superior e cubra com película aderente. Congele durante a noite.

Coloque o restante da ganache de chocolate numa panela e aqueça suavemente até derreter. Vire a terrine num prato gelado e regue com o molho de chocolate por cima e dos lados e deixe arrefecer por mais 1 hora.

Retire do congelador, cubra com o favo de mel reservado e deixe descansar por 10 minutos. Sirva em fatias.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais