Home Food HENRIQUE SÁ PESSOA RENOVA MENU DO RESTAURANTE ALMA

HENRIQUE SÁ PESSOA RENOVA MENU DO RESTAURANTE ALMA

por Food and Travel Portugal
HENRIQUE SÁ PESSOA RENOVA MENU DO RESTAURANTE ALMA

O chef do ALMA, restaurante com duas estrelas Michelin, em Lisboa, continua a trazer o melhor do mar português para a mesa com o seu já emblemático  menu Costa a Costa.

O elogio à riqueza da nossa costa traduz-se agora numa experiência renovada com novas criações do chef, onde os peixes e mariscos nacionais são o centro das atenções.

“Este menu foi pensado para mostrar o que Portugal tem de melhor: o nosso peixe e marisco.  Como sempre, procurámos fugir um pouco ao óbvio e apresentar referências menos comuns, mantendo sempre a nossa essência e ADN”, revela Henrique Sá Pessoa, que em 2021 foi considerado o 38.º melhor chef do mundo no Top100 The Best Chef Awards. 

As novas propostas começam logo pelos amuse bouche como o  Lírio braseado  com cogumelos shimeji, dashi frio de tomate com vinagre de arroz, ou a  Barriga de Atum fresca, com espuma de couve roxa e alga nori desidratada e frita.

Nas entradas, entra a  Sopa de Cebola, com tamboril e mexilhão cozinhados a vapor, puré de cebola roxa, caviar e caldo de cebola. No menu manteve-se o  Carabineiroacompanhado por açorda, óleo de malagueta e salsa em pó, um prato que foi alvo de afinações na sua técnica e apresentação. 

Segue-se a dança dos pratos principais, que arranca com  Pescadapuré de aipo, crocante de aipo e avelã e molho de cebola. É depois a vez do último prato salgado da degustação, o  Pregadoacompanhado por puré de raiz de salsa, cogumelos boletus salteados, trufa negra e óleo de levístico.

Novidade é também a pré-sobremesa  Pera e Gengibre, um prato fresco e delicado que combina um sorbet de pera e ponzu, crumble de lima e amêndoa e uma gelatina de pera e gengibre. É este prato que antecipa o momento do já icónico  Mar e Citrinos 2.0,  a sobremesa que já tinha sido afinada pelo chef pasteleiro Mauricio Roesel na última versão do menu, e que une sorbet de yuzu, algas cristalizadas, areia de pistacho e amêndoa e uma espuma cítrica. 

O  menu Costa a Costa  está disponível aos almoços e jantares pelo valor de  160€  por pessoa, sendo que por mais 85 € poderá incluir harmonização vínica — os mesmos valores aplicam-se ao  menu Alma, que reúne os maiores clássicos do chef e apresenta também novidades, tal como as opções à la carte, que incluem alguns dos pratos presentes em ambos os menus de degustação.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais